AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Carta Aberta do I Fórum Lixo Zero Litoral RS e SC – 2018 é divulgada

Carta Aberta do I Fórum Lixo Zero Litoral RS e SC – 2018 é divulgada

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A realidade do lixo e microlixo presente nas praias precisa ser solucionada através da sociedade civil organizada questionando e propondo aos seus governos ações e políticas ambientais de combate ao lixo nas águas, afirmam os organizadores do I Fórum Lixo Zero, realizado na cidade de Torres/RS, no dia 2 de dezembro, proposto por Alexis Sanson da ONG PRAIA LIMPA TORRES.
A partir do Fórum, uma CARTA ABERTA foi escrita e assinada para reivindicar soluções, correspondendo a um dos maiores objetivos do I Painel Lixo Zero Litoral RS e SC, divulgar a CARTA ABERTA aos municípios em que todos Projetos Ambientais atuam. conforme segue:
 
CARTA ABERTA À Porto Alegre, Imbé, Osório, Xangri-Lá, Arroio do Sal, Torres, Passo de Torres (SC) e Balneário Gaivota (SC) POR PRAIAS LIMPAS.
Torres, 02 de dezembro de 2018.
Nossa visão 
Mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico, como garrafas, copos descartáveis, canudos, cotonetes, embalagens de sorvete e redes de pesca.
Estima-se que 80% deles tenham origem terrestre. Entre as causas disso estão a gestão inadequada do lixo urbano e as atividades econômicas (indústria, comércio e serviços), portuárias e de turismo. A população também tem parte da responsabilidade pelo problema, devido principalmente à destinação incorreta de seus resíduos que, muitas vezes, são lançados deliberadamente na rua e nos rios, gerando a chamada poluição difusa.
Os 20% restantes têm origem nos próprios oceanos, gerados pelas atividades pesqueiras, mergulho recreativo, pesca submarina e turismo, como os cruzeiros, por exemplo. (Fonte: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IO/USP)
Combatendo o Problema & Exigindo PROVIDÊNCIAS
Os Projetos Ambientais aqui signatários realizam trabalhos de educação, informação e coordenação de ações, conscientizando sociedade, poder público, indústria & varejo, para o mesmo fim, que é a preservação das nossas Praias, Oceanos e do meio ambiente.
Assim sendo sugere-se que:
(a) Poder Público possa valorizar e incrementar práticas positivas em prol do meio ambiente, visando aumentar o percentual de lixeiras adequadas em locais públicos incentivando a coleta seletiva, campanhas educativas e fortalecer legislações que tenham como foco a fiscalização ambiental com poder de multas para os infratores;
(b) Indústrias e Varejo com responsabilidade em respeito à legislação ambiental de seus municípios e com boas práticas no sentido de não impactarem com o meio ambiente, promovendo o incentivo a coleta seletiva, a logística reversa e o descarte responsável de embalagens.
(c) Sociedade Civil em geral tenha o objetivo de conscientizar-se e engajar-se fazendo sua parte em prol do meio ambiente sem o descarte irregular de lixo em locais públicos, praças e praias;
O I Painel Lixo Zero Litoral RS & Sul Catarinense manifesta e exige que a gestão dos resíduos sólidos, o saneamento básico, a educação ambiental e toda uma cultura social deve ser estruturada e valorizada para que possamos acreditar em um futuro melhor para nossas futuras gerações e que possamos ser um marco transformador da sociedade, por envolver diferentes setores na busca da preservação do nosso meio ambiente sem o impacto negativo em nossas praias, oceanos & meio ambiente.
Por fim, enfatizamos que todos esses argumentos são na verdade uma questão de autopreservação. A proteção dos serviços ambientais que sustentam a vida humana na terra é a causa mais moral e justa que qualquer indivíduo pode assumir e lutar. 
Junte-se a nós! 
Assinam essa Carta Manifesto: 
Projeto Praia Limpa Torres de Torres
Greenpeace Grupo de Voluntários de Porto Alegre
Ecosurf Grupo de Voluntários de Porto Alegre
Greenpeace Grupo de Voluntários de Imbé
Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS) Campus de Osório
Mutirão Rosa dos Ventos (Atlântida Sul) de Osório
Ocean Kings de Xangrilá
Associação dos Surfistas de Rondinha de Arroio do Sal
Onda Limpa do Passo de Torres (SC)
Projeto Praia Limpa Balneário Gaivota (SC)
Associação dos Surfistas de Porto Alegre (ASPOA)
 
 
Fonte: Praia Limpa Torres

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing