AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Abertas as inscrições para o Vestibular da UFRGS

Abertas as inscrições para o Vestibular da UFRGS

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Iniciaram no último domingo (19) e seguem até dia 16 de setembro, as inscrições para o Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Campus Litoral Norte, em Tramandaí oferece 126 vagas para ingresso em 2020. São 63 vagas para o primeiro semestre do ano que vem e outras 63 para o segundo semestre.

O curso oferecido no Campus de Tramandaí é Bacharelado Interdisciplinar Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. A graduação tem duração de três anos e, após, é possível cursar uma das terminalidades oferecidas: Desenvolvimento Regional, Engenharia de Gestão de Energia, Engenharia de Serviços e Licenciatura em Geografia. Ao todo, a UFRGS oferece 3.980 vagas em 90 opções de cursos de graduação.

Foto: UFRGS

As inscrições serão recebidas, exclusivamente pelo site ww.vestibular.ufrgs.br. No preenchimento do formulário, o candidato deverá informar os dados pessoais e escolher o curso pretendido, a língua estrangeira, a modalidade de ingresso e o local para realização da prova.

O valor da inscrição no Concurso Vestibular será de R$ 145,00, e o boleto gerado terá vencimento em 17 de setembro. Candidatos que obtiverem a isenção do valor da inscrição deverão realizar os mesmos passos, apenas não havendo a cobrança do valor.

Nesta edição, permanece o seguinte percentual de vagas: 50% para o acesso universal e 50% para o programa de ações afirmativas (cotas). A distribuição da reserva de vaga se dá em oito modalidades. As condições são as seguintes: renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita e autodeclaração racial preta, parda ou indígena e de pessoa com deficiência – direito que pode ser utilizado apenas pelo candidato que tenha cursado a integralidade no Sistema Público de Ensino Médio.

Para usufruir das ações afirmativas, os ingressantes devem comprovar a condição de ocupação da vaga de acordo com todas as exigências descritas no edital.

Nota do ENEM

Outra mudança na edição deste ano é o fim da possibilidade de incremento das notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como benefício ao Concurso Vestibular, devido à antecipação da divulgação do resultado final.

A Universidade ressalta que a destinação de 30% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) segue inalterado, inclusive com a previsão da inclusão de vagas dos cursos de Artes Visuais e Teatro.

A orientação é que os estudantes leiam o edital antes de se inscreverem. Informações complementares estarão no Manual do Candidato, com publicação prevista para 19 de agosto, no site: www.vestibular.ufrgs.br.

Provas serão realizadas em Tramandaí, Imbé, Porto Alegre e Bento Gonçalves

Com aplicação em dois finais de semana, o Concurso Vestibular será realizado em 23, 24 e 30 de novembro e em 1º dezembro.

O início das provas será às 15 horas, em todos os dias, com exceção aos sabatistas, que têm assegurado horário diferenciado. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para resolver questões de múltipla escolha e a redação.

Principais datas

19/08 – Início das inscrições e disponibilização do Manual do Candidato

16/09 – Prazo final para as inscrições

17/09 – Limite para pagamento do boleto de inscrição

23/09 – Prazo final para solicitação de atendimento diferenciado

29/09 – Início das provas de habilitação específica – apenas para Música

16/10 – Divulgação dos Locais de Prova

23/11 – Provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira

24/11 – Provas de Língua Portuguesa e Redação

30/11 – Provas de Biologia, Química e Geografia

1º/12 – Provas de História e Matemática

Fonte: Litoral na Rede

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing