AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Confira dicas para higienização de alimentos para evitar contágio do novo coronavírus

Confira dicas para higienização de alimentos para evitar contágio do novo coronavírus

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Em tempos de coronavírus muitas dúvidas surgem, e quando falamos em transmissão, uma delas é se o vírus pode ser transmitido por meio de alimentos.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar, portanto a transmissão tem ocorrido de pessoa a pessoa, pelo contato próximo de pessoas infectadas ou o contato indireto, aquele por meio de superfícies e objetos contaminados (alimentos que foram expostos à pessoas infectadas ou próximo à elas – espirro, tosse…). É importante salientar que o vírus não se multiplica nos alimentos e nem em superfícies, apenas permanece ali, porém ele pode ficar vários dias dependendo da superfície, da temperatura e da umidade. Entretanto, um ponto positivo é que o vírus pode ser eliminado pela higienização ou desinfecção, por isso é de extrema importância esse cuidado com a higiene.

À ida as compras pode ser um problema frente ao contágio do coronavírus, por isso assim que retornar para casa é fundamental ter alguns cuidados:

• Higienize TODAS as embalagens (embalagens de alimentos, de produtos de limpeza ou higiene) com água e sabão ou solução clorada*.
• Frutas, verduras e legumes devem ser higienizados, podem ser lavados com água e sabão ou higienizados com solução clorada.
• Depois de tudo guardado, limpe e desinfete a mesa ou balcão que usou como apoio e lave as mãos.
• As sacolas reutilizáveis se usadas, devem ser lavadas sempre após o seu uso.

Como fazer a higienização com solução clorada?

  1. Se alimentos: retirar as partes dos alimentos que estão estragadas e danificadas.
  2. Lavar em água corrente a embalagem. Alimentos como vegetais folhosos: lave folha a folha, se frutas e legumes: um a um.
  3. Coloque de molho em uma solução de água clorada (sempre utilizar produtor regularizados e com rótulo! É preciso confirmar antes no rótulo da água sanitária se ela pode ser usada para higienização de alimentos, algumas não tem essa indicação. Se sim, a diluição normalmente é 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água e o tempo geralmente é 10 minutos, mas isso pode mudar devido a concentração ser diferente em algumas marcas, por isso deve-se confirmar também a diluição e o tempo).
  4. Enxague os produtos/alimentos com água corrente, se vegetais folhosos: folha a folha, se frutas e legumes: um a um.
  5. Seque os produtos/alimentos naturalmente ou com utensílios específicos antes de guardar.

Devido as dúvidas dos consumidores, algumas marcas de água sanitária têm orientado a higienização de portas, interruptores, corrimão, capachos, solas de sapato e limpeza de casa, com uma solução feita com 3 colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deve-se aplicar com um pano úmido nos cômodos da casa e superfícies. Mas aqui também vale a regra: siga as orientações da embalagem ou site oficial do produto.

Outra duvida que surge é se podemos utilizar um borrifador com solução clorada para higienização. Como resposta, devemos sempre seguir as informações que constam nos rótulos, incluindo quantidade de diluição e tempo de exposição.

Fonte: Centro Ecológico

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing