AO VIVO
AO VIVO
Home DESTAQUE Defesa Civil alerta para chuva e vento fortes nas próximas horas

Defesa Civil alerta para chuva e vento fortes nas próximas horas

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A Coordenadoria de Defesa Civil de Torres informa, com base no aviso meteorológico 3993 do Centro de Previsão do Tempo e Estudo Climático (CPTEC), que o tempo em Torres e região será instável entre hoje e a madrugada da próxima quarta-feira, dia 8. A recomendação é de que a população deva manter-se em local seguro.

A previsão é de alto acumulado de chuva forte ou moderada nas próximas horas. No relatório consta que as chuvas serão expressivas, com temporais, ocorrências de raios e ventos em forma de rajadas, entre 70 e 80 km/h.

A Desa Civil faz algumas recomendações:

ATENÇÃO AOS CUIDADOS FORA DE CASA

• Fique longe de árvores, postes ou linhas de energia elétrica, pois podem atrair e conduzir raios.
• Caso não haja cobertura por perto, é aconselhável agachar, colocar a cabeça entre as pernas e abraçar os joelhos e os pés, juntos, em contato com o chão.
• Caso haja um grupo de pessoas, o ideal é manter uma distância segura de, pelo menos, 50 a 100 m entre cada um.
• Nunca permaneça na água do mar, lagoas, represas, piscinas, locais altos ou campos abertos ou quadras.
• Se durante um temporal ocorrer de algum cabo do sistema elétrico se romper (por queda de galhos de árvores ou raios, por exemplo), não toque nem chegue perto do local. Se o fio vier cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo para tentar prestar socorro. Isole a área e acione imediatamente a empresa distribuidora de energia responsável.

CUIDADOS EM CASA

• Evite a proximidade com tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Mantenha-se longe de varais ou trilhos, fogões, geladeiras e torneiras, e não segure objetos pontiagudos ou de metal.
• Nunca use aparelhos elétricos e eletrodomésticos, incluindo telefones celulares, durante as tempestades elétricas ou em locais com água e umidade, tampouco com as mãos ou os pés molhados. Desligue as tomadas durante as fortes tempestades.
• Quanto a celulares, evite usá-los se estiverem conectados à tomada, carregando.
• Não mexa no interior dos televisores e opte por mantê-los desligados durante as tempestades. Equipamentos eletrônicos sensíveis como computadores precisam de proteção especial contra descargas elétricas.

Fonte: Prefeitura de Torres

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing