AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Primavera deve ter menos chuvas do que o normal e temperaturas mais elevadas, prevê meteorologista

Primavera deve ter menos chuvas do que o normal e temperaturas mais elevadas, prevê meteorologista

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

A primavera inicia na próxima terça-feira, dia 22, às 10h31, e será uma estação atípica, segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, que prevê menos chuvas do que o normal para a época do ano e as temperaturas estarão mais elevadas. A estação vai até o dia 21 de dezembro, quando começa o verão. 

“A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico na próxima terça-feira, às 10h31, quando ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul, onde o dia e a noite tem a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites. A partir do dia 23, a temperatura volta a subir no Sul do Brasil”, avisa a meteorologista. 

A primavera é uma das estações mais chuvosas do ano, porém, em 2020 a previsão é de chuva abaixo da média climatológica para o trimestre no estado. “Nesses meses, a chuva deve ocorrer com irregularidade no tempo e no espaço, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido à configuração do fenômeno La Niña. Com relação a temperatura, espera-se uma primavera mais quente do que o normal. Ressalta-se que esta previsão será atualizada até o fim do mês de setembro”, comenta Gilsânia. “Na primavera, são comuns os temporais com granizo e ventania e, por vezes, acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo”, acrescenta. 

Fonte: Portal Agora Sul

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing