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Livro de apoio à alfabetização fala sobre a pandemia

por Central de Jornalismo
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Ser um material de apoio à alfabetização e também um guia para as crianças atravessarem a pandemia desenvolvendo habilidades cada vez mais essenciais no século 21. Esta é a proposta do caderno Nina em tempos de covid-19, elaborado pelo grupo de educadoras Quatro Cs com apoio do Centro Ecológico e disponível na seção Publicações do site da ONG.

“A pandemia é uma situação inusitada, e a gente entende que no século 21 estaremos enfrentando muitas situações assim”, disse Adriane Lipert Bittencourt, coautora do caderno e criadora da personagem Nina, durante a apresentação do livro no Instagram.

Com foco nessa perspectiva de fortalecer habilidades, as autoras colocaram Nina diante de situações comuns, como dúvidas sobre vírus e formas de prevenir a contaminação. “A Nina tem que desenvolver valores de empatia, resiliência. Para isso, busca informações, pesquisa, usando espírito crítico sobre a pandemia e entende que precisa desenvolver um comportamento responsável perante a sociedade e os outros”, explicou Adriane, enumerando as competências que a menina usou em cada etapa da história: comunicação, colaboração, cooperação, criatividade e espírito crítico.

Caderno para alfabetização e pós-alfabetização

A professora Suelen da Silva Mattos contou que a ideia de fazer uma publicação de apoio para a alfabetização chegou depois da vontade de criar o caderno. “A gente entende que a alfabetização ainda é um campo que necessita de muito investimento na formação dos educadores e um bom material de apoio que dialoga com as experiências reais dos alunos é de valia neste momento que estamos vivendo.”

Na live, a professora Adriane falou que, de acordo com a Avaliação Nacional de Alfabetização, 54,73% dos alunos até o 3º ano do ensino fundamental em 2016 tinham nível de leitura insuficiente, enquanto 33,95% apresentaram escrita insuficiente. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2018, metade dos estudantes de 15 e 16 anos mostraram níveis insuficientes de leitura.

As educadoras do Quatro Cs destacam que a alfabetização ainda segue indefinida nas pautas governamentais e que, embora existam trabalhos acadêmicos de alto nível no Brasil, “esta produção ainda não chegou na ponta, no chão da escola. E a alfabetização é a base, é o alicerce para todo o ensino fundamental”.

Sobre o quatro Cs

Criado com o propósito de apoiar, assessorar e desenvolver projetos educacionais inovadores, o Quatro Cs é formado por Adriane Lipert Bittencourt, Suelen Mattos – da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, em Três Cachoeiras – e Liège Frainer Barbosa. As educadoras também integram a Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica.

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