AO VIVO
AO VIVO
Home SOCIAL Castração a baixo custo é medida essencial ao bem-estar animal

Castração a baixo custo é medida essencial ao bem-estar animal

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

No início deste ano, pouco antes da pandemia, a gatinha de rua Boneca foi capturada e levada para cirurgia de castração. Tão braba ela era, que só foi tirada da gaiola depois de sedada. Hoje ela está tranquila, pronta para ser adotada e sem perigo de procriar. A cadela Pipoca foi resgatada prenhe em dezembro de 2019. Teve cinco filhotes e também foi castrada pouco antes da pandemia. Hoje Pipoca vive em Gramado, com a família que a adotou.

Boneca e Pipoca são apenas duas entre milhares de histórias de animais encaminhados para castrações a baixo custo pela Associação Torrense de Proteção aos Animais (ATPA) ao longo de 26 anos. Em 2020, as anotações de Maria Fontan registraram 765 castrações. “Dessas 765 que a ATPA encaminhou, pelo menos 75% a ATPA que pagou. O resto as pessoas contribuíram, um com 30 reais, com 50, 20, 80 reais. Só temos a agradecer à população, que nos reconhece e contribui da forma que pode”, destaca a voluntária.

Conforme a tesoureira da ATPA, Jaqueline Caspary, sem o brechó, que é a principal fonte de recursos da Associação, essas castrações de 2020 foram viabilizadas graças à Nota Fiscal Gaúcha. “É o único recurso que está entrando para esta finalidade”, diz a voluntária. O dinheiro obtido com o Projeto Tampinha Legal mantém outras atividades: “É usado para ração, remédios, dívidas nos veterinários, para os gastos mais emergenciais que têm naquele momento”, ressalta a responsável (e incansável) Ana Telles. A voluntária ressalta que desde 2018 a ATPA enviou mais de 7 toneladas e meia de tampinhas para o programa de reciclagem.

Expectativa com os calendários

Em dezembro, janeiro e fevereiro, Jaqueline Caspary tem uma boa expectativa de entrada de recursos com o calendário 2021, à venda na Alexandre CliniVet Duarte, Ecotorres, Casa das Pedras, Martini Pedras e loja Hannalu. Outra forma de ajudar no projeto permanente da ATPA para controle populacional de cães e gatos é se cadastrar no site da Secretaria da Fazenda, colocando a ATPA como entidade que deseja beneficiar e informar o CPF na hora das compras.

Fonte: Ascom ATPA

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing