AO VIVO
AO VIVO
Home REGIÃO Dom Pedro de Alcântara completa hoje, 29 de dezembro, 25 anos de emancipação

Dom Pedro de Alcântara completa hoje, 29 de dezembro, 25 anos de emancipação

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Dom Pedro de Alcântara, localizado na encosta da Serra, Litoral Norte gaúcho, completa nesta terça-feira, 29 de dezembro, 25 anos de sua emancipação políticoadministrativa. O Município que era considerado o quinto distrito de Torres emancipou-se no dia 29 de dezembro de 1995

Fotos: PMDPA

Um Município essencialmente agrícola, sendo o cultivo da banana a principal fonte de renda dos munícipes, fazendo fronteira com Torres, Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul. Sua população estimada em 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, era de 2.541 habitantes.

Dom Pedro de Alcântara está é dividido atualmente em quatro distritos: sede de Dom Pedro de Alcântara, Morro dos Leffas, Arroio dos Mengues e Porto Colônia. A cidade é uma opção de passeio diferente para quem está no Litoral, com sua natureza exuberante e o Santuário Diocesano Gruta Nossa Senhora de Lurdes ao ar livre.

O prefeito eleito para o período 2021-2024, Alexandre Model, emitiu em mensagem felicitações pela passagem da data. “Meus sinceros parabéns ao município e ao seu povo”, afirmando que está empenhado para fazer grandes melhorias pela cidade e pelos dom-pedrenses.

História de um povo

De acordo com o relatos históricos, em 25 de dezembro de 1826, no mesmo ano em que chegaram os imigrantes alemães na região, o Imperador D. Pedro I, passou em Torres para uma visita à Província do Sul. Nessa ocasião os alemães foram convidados pelo comandante Paula Soares a prestar uma homenagem ao imperador.

Naquela oportunidade, eles pediram ao monarca uma parte de terra onde seria construída a sede comunitária. O Imperador, sensibilizado, fez uma doação de 25 hectares de terra para essa finalidade. Posteriormente, prestaram-lhe uma homenagem, pois como 25 hectares de terra também era chamado de uma “colônia de terra”, deram então o nome de Colônia Dom Pedro de Alcântara e, posteriormente, o município passou a ser chamado de Dom Pedro de Alcântara.

Central de Jornalismo – Rádio Maristela

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing