AO VIVO
AO VIVO
Home REGIÃO AMESC apresenta projetos para o Extremo Sul catarinense em Brasília

AMESC apresenta projetos para o Extremo Sul catarinense em Brasília

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Assuntos referentes à captação de recursos junto ao Governo Federal para melhorar a infraestrutura dos municípios e da região do Extremo Sul catarinense, foi a pauta coletiva que os prefeitos trataram em audiência na Secretaria de Assuntos Federativos durante a manhã da quarta-feira, 10 de fevereiro, em Brasília.

O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, realizou o agendamento na Secretaria de Assuntos Federativos para tratar de assuntos referentes ao desenvolvimento regional do Extremo Sul. Neste momento o foco foi centralizado em dois pedidos: a conclusão da Serra do Faxinal e a federalização da BR 285.

Foto: Ascom AMESC

O presidente Moacir Teixeira enfatiza que os dois pedidos influenciam diretamente o desenvolvimento regional. “A Serra do Faxinal, em Praia Grande, é um trajeto importante para o desenvolvimento turístico e sua concretização influenciará em uma movimentação econômica importante para todo o Extremo Sul. Sua pavimentação é muito necessária para resultar em um impacto positivo”.

Quanto à federalização, Moacir explica que o trecho da BR – 285/SC entre o município de Araranguá (bairro Sanga da Toca ) até o município de Timbé do Sul, precisa passar por esta alteração. “A BR 285 (Serra da Rocinha) já está sendo toda pavimentada, do perímetro urbano de Timbé do Sul até à divisa com o município de São José dos Ausentes – RS, com aproximadamente 93% da obra concluída. A conclusão prevista é para 2021. Com a conclusão das obras na Serra da Rocinha, o trânsito aumentará consideravelmente, passando pelos municípios de Turvo, Ermo e Araranguá. E é este trecho que necessita ser federalizado, possibilitando ao DNIT sua recuperação ”.

Segundo o presidente, a BR-285 é a maior obra do Governo Federal na região, a qual era reivindicada há mais de 30 anos. “As duas obras  são vitais na questão econômica e turística. “É de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e turístico de Santa Catarina, e até mesmo para o Rio Grande do Sul – já que também vai possibilitar o transporte de mercadorias para o porto de Imbituba/SC” .

Estavam também na audiência o prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado; prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli ; prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa; prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia e a prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha; bem como Diego de Melo Herr, Secretário de Planejamento de São João do Sul; Márcio Grei Magnus, vereador de São João do Sul; Janete Oliveira Farias Cardoso, vereadora de São João do Sul e Silvio Crescencio Alexandre, vereador de São João do Sul.

Eles foram recepcionados na SEAF/SEGOV pela secretária especial, Deborah Aroxa; Júlio Alexandre, secretário Especial Adjunto; Daniel Rodrigues, diretor de Gestão Intergovernamental; André Cavalcanti, diretor de Aperfeiçoamento do Pacto Federativo e Tatiane Moraes, assessora.

Fonte: AMESC – Renata Tonetto Angeloni/Assessoria de Imprensa

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing