AO VIVO
AO VIVO
Home ECONOMIA Prefeitura de Torres decide se lance ou sorteio definirão critério de novo Edital de Licitação de quiosqueiros

Prefeitura de Torres decide se lance ou sorteio definirão critério de novo Edital de Licitação de quiosqueiros

por Maria Stolting
A+A-
Reset

Prefeitura de Torres lançará no mês de agosto novo Edital de Licitação, destinado à quiosqueiros que trabalham na beira mar de Torres, durante o verão. Atualmente são 43 quiosques de alimentação e 6 de aluguel de guarda-sóis e cadeiras na faixa de areia do município.

O Edital praticado anteriormente venceu no dia 31 de março deste ano, e funcionava através de um sistema de pontos, nos quais os donos dos pontos renovavam suas concessões. Agora, a prefeitura estuda juridicamente, justamente com a secretaria da Indústria e do Comércio e Ministério Público, o formato para o novo Edital.

Segundo o prefeito de Torres, Carlos Souza, a exigência da alteração do processo licitatório se dá baseada na Lei Federal de n°8.666, chamada Lei das Licitações. De acordo com o prefeito, o Ministério Público Federal (MPF) já indicou a possibilidade de uma Ação Civil Pública contra a prefeitura, caso o município não realizasse alteração no processo de licitação dos quiosques. “Estamos tentando fazer o melhor para todos, mas não podemos fugir da legalidade” afirmou o prefeito.

Durante entrevista ao programa Revista Maristela, o prefeito utilizou como exemplo o município de Capão da Canoa, que, segundo ele, em 2019 criou um edital segundo a Lei de Licitações n°8.666 e obteve sucesso. “A prefeitura busca esgotar todas as possibilidade de referências no litoral, pois não adianta fazer um edital, alguém entrar com liminar e ele acabar sendo impugnado. Quem fica prejudicada é toda cidade, nosso turismo, nosso comércio local” aponta o secretário da Indústria e do Comércio, Alexandre Porcatt.


Sorteio x Lance

Cabe à prefeitura decidir agora de que forma se dará o novo Edital de Licitação, se por meio de sorteio entre todos os candidatos ao uso do quiosque, ou se por meio de lances, onde os candidatos pagam a prefeitura o valor no qual acreditam que o ponto vale, vencendo o candidato que oferece o maior valor. O processo licitatório será público.

A prefeitura destaca que somente um CPF pode buscar um único ponto, para evitar que a mesma pessoa concorra em vários editais.

“Vamos tentar descobrir juntos, para entregar o melhor trabalho a comunidade, ao turismo e para todos os nossos moradores” finaliza o prefeito.


Contraponto:

O diretor da Associação dos Alugadores de Cadeiras e Guarda-Sóis de Torres, Jeferson França se manifestou por meio de nota, pontuando que a Associação compreende o aspecto legal de um edital no formato de preço, e solicita apenas a busca de outras formas legais, como por exemplo o sorteio ou até mesmo buscar conjuntamente com o executivo a posição e sugestões de outros órgãos, como o Ministério Público (MP) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM), responsável pela liberação da utilização da beira da praia para uso dos comerciantes.

“Buscamos a melhor solução, que minimize os efeitos sobre os associados, uma vez que estamos decidindo sobre o sustento de dezenas de famílias torrenses em um momento de profunda crise” aponta Jefferson.

A Associação realizou ato em frente da Câmara Municipal de Vereadores de Torres, na última segunda-feira, 02 de agosto, chamando atenção para a importância da elaboração com antecedência do edital de credenciamento dos quiosques.

Foto: Arquivo / Rádio Maristela

Confira a entrevista completa do Prefeito de Torres, Carlos Souza e do secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Porcatt ao programa Revista Maristela:



Foto capa: ASCOM Prefeitura de Torres

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing