AO VIVO
AO VIVO
Home SAÚDE Relatório das ações e serviços de saúde do 2º Quadrimestre de 2021 é aprovado por unanimidade em Arroio do Sal

Relatório das ações e serviços de saúde do 2º Quadrimestre de 2021 é aprovado por unanimidade em Arroio do Sal

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Na última quarta-feira, 10 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Sal, apresentou ao Conselho Municipal da Saúde, o Relatório do 2º Quadrimestre de 2021 relativo às ações e serviços de saúde no Município, o qual obteve aprovação dos conselheiros por unanimidade.

Na quinta-feira, 11 de novembro, o secretário Municipal da Saúde, Diego Feldmann, apresentou o referido relatório também aos vereadores no plenário da Câmara Municipal de Arroio do Sal.

De acordo com o secretário da pasta, o Relatório de Gestão é a principal ferramenta de acompanhamento da gestão da saúde no município. Trata-se de um instrumento de prestação de contas e avaliação das ações e serviços realizados pelos diferentes setores do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme previsão em Lei.

No relatório é possível constatar informações como a do número atual de cartões SUS, que chega a 16.358, conforme dados do Ministério da Saúde. Assim como informações sobre o sistema de saúde de Arroio do Sal, que atualmente conta com um Pronto Atendimento 24 Horas e três unidades de saúde Estratégias da Família (ESF), com 100% de cobertura do SUS, além de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão dentro da área de abrangência do ESF, funcionando como um ponto de apoio aos ESF’s.

O relatório informa que Arroio do Sal tem como referência o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Torres. As consultas e exames especializados são acessados através do Sistema de Regulação, SISCAN, GERCON e AGNOS Web Canoas.

Em relação aos programas implantados no período do 2º quadrimestre de 2021, consta alguns projetos para a área da Atenção Básica, onde foram credenciadas duas equipes de Estratégia de Saúde. Ainda houve a adesão ao Programa Rede Bem Cuidar e ao Programa para Agente (Curso Técnico de Agente Comunitária de Saúde). Também foi solicitado mais três equipes de Saúde Bucal e um Ambulatório de Saúde Mental (AMENT), sendo que os dois últimos ainda estão em análise pelo Ministério da Saúde.

Já o Setor de Farmácia credenciou o Programa Farmácia Cuidar +, no qual os recursos poderão ampliar, qualificar e promover os serviços farmacêuticos na Farmácias de Medicamentos Especiais de Arroio do Sal.

Na ocasião da apresentação do relatório ao Conselho Municipal da Saúde e aos vereadores, o secretário Diego agradeceu aos gestores municipais, o prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) e o vice-prefeito José Diogo Martins Pereira, e também a todos os envolvidos que se desdobram, dia após dia, para um melhor resultado para a população. O foco principal, segundo Diego, é continuar investindo em Campanhas de Promoção e Prevenção de Saúde, bem como, dando o suporte necessário aos pacientes que necessitam de um acompanhamento especializado.

:: Quer receber as notícias da Prefeitura de Arroio do Sal no seu celular? Basta salvar o número (51) 3687-3550 na sua agenda e enviar uma mensagem com o texto: “Notícias”.

Fonte: Ascom PMAS

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing