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Construção de Porto Meridional em Arroio do Sal recebe o apoio de Frente Parlamentar

por Heloísa Cardoso
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Em audiência pública promovida pelo deputado estadual Issur Koch (PP) que aconteceu na última quarta-feira, 6 de abril, na Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, o projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal, que terá o investimento de R$6 bilhões provenientes de setores privados, recebeu apoio da frente parlamentar para sua implantação.

De acordo com os dados apresentados, esse novo empreendimento será responsável pelo impulsionamento da economia do Litoral Norte Gaúcho e do Rio Grande do Sul, gerando milhares de empregos a partir da atração de novos negócios na costa gaúcha.

 Foto: Guilherme Almeida

Além disso, o Litoral Norte irá potencializar seu turismo, pois o novo porto prevê a criação de terminais de passageiros para receber navios de cruzeiros, algo que não acontece atualmente.

Em declaração, os organizadores do evento afirmaram que o novo porto não será concorrente do Porto de Rio Grande. O maior objetivo é demonstrar que o Porto de Arroio do Sal é uma alternativa para cargas que são deslocadas para os portos dos estados de Santa Catarina e Paraná por uma questão de diminuição de custos pelas empresas.

O Porto Meridional se diferencia dos demais existentes no Brasil pois conta com duas correntes marítimas (quente e fria) e a profundidade encontrada no município de Arroio do Sal (17 metros) diminui o custo da sua construção, manutenção e infraestrutura.

ÂMBITO NACIONAL

No Brasil, temos uma falha no meio portuário há 50 anos, mesmo o transporte por vias marítimas sendo 1/5 dos custos do transporte rodoviário. No estado do Rio Grande do Sul, a situação é mais agravante devido à não exploração do potencial que a costa gaúcha tem, sendo a maior superfície de água do País.

Diante disso, há o custo de 22% nesta logística para as empresas, quando o ideal seria que o percentual representasse cerca de 3 a 5% para o setor produtivo.

ARROIO DO SAL EM EVOLUÇÃO

O vice-prefeito de Arroio do Sal, Zeca Martins (PP) declarou que a obra e o porto serão fundamentais para levar o município para outro patamar em termos de infraestrutura e de geração de empregos.

Ramon Arnold, presidente da Câmara de Vereador do município de Dois Irmãos salientou que o Rio Grande do Sul transfere 700 containers por mês para os portos catarinenses. “Mais do que cargas, enviamos empresas, que deixam o Rio Grande do Sul para buscar no estado vizinho maior competitividade em um mercado cada dia mais desafiador”, salientou.

Ao final da reunião, ficou deferido que a Frente Parlamentar em apoio ao Projeto do Porto Meridional, produzirá um manifesto juntamente a entidades e prefeituras do Litoral em apoio a construção do Porto Meridional. A equipe também irá monitorar os próximos passos do projeto na esfera federal, além de preparar documento para colher apoio dos pré-candidatos ao governo do Estado à obra.

A audiência contou com as presenças do engenheiro e ex-deputado federal Fernando Carrion, do líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP), e dos deputados Vilmar Lourenço (PP), Carlos Búrigo (MDB) e Vilmar Zanchin (MDB), representantes e lideranças políticas do Litoral, entidades de classe e governo do Estado.

Estagiária Heloísa Cardoso, sob supervisão de Leonir Alves.

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