AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Veterinária dá dicas de como cuidar do pet no verão

Veterinária dá dicas de como cuidar do pet no verão

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

Em comemoração ao Dia do Veterinário, o programa Revista Maristela convidou a médica veterinária Monica Vitorino Lopes para falar sobre a profissão.

Monica trabalha com animais de pequeno porte desde quando morava em Manaus e hoje atende principalmente pets a domicilio. Ela brinca que algumas coisas foram mudando ao longo do tempo, “como a maneira que se chama o dono do cachorro ou gato. Antes era tutor e hoje é pai e mãe de pet.”

Ela conta que o médico veterinário se forma como clínico geral e que pode se especializar depois. Existem profissionais que seguem na área de inspeção de alimentos de origem animal ou então podem trabalhar com controle de doenças, que a profissão vai muito além do trabalho com pequenos animais.

Quando perguntada sobre o que uma pessoa precisa ter para adotar um pet, a resposta dela é bem direta: “tem que ter responsabilidade”. É bem comum encontrar animais comunitários e abandonados em Torres e Monica complementa que isso pode ser resultado de pessoas que não tiveram paciência e carinho com o animal. “Quem adotar, precisa entender que o animal tem que se acomodar a rotina, ele se doa por completo a quem escolheu ele, por isso é bem triste quando vemos esse descaso,” a médica comenta.

Um mito que Monica desmente ao vivo é que os filhotes são mais fáceis de se adaptarem aos novos lares. “Na verdade, o animal quando pequeno tem vários cuidados também, não só quando é mais velho”, ela explica.

E sobre pets no verão, ela dá algumas dicas de cuidados pra quem trouxer o seu animalzinho para curtir a praia junto com a sua família. “Não é muito indicado levar o pet para a areia, pra beira do mar. Isso porque você pode cuidar do seu animal e realizar as vacinas regularmente, mas outras pessoas podem não ter os mesmos cuidados. E dessa forma, a praia se torna um local de transmissão de doenças entre os bichos.”

Monica ainda argumenta que um cuidado que poucos tem com o cachorro ao levar ele pra areia é que as patinhas podem ter queimaduras com a temperatura alta. “Se ele não usar uma botinha ou meia, pode sofrer”, ela conclui.

O recado que fica dessa conversa é que as pessoas precisam ter atenção com o seu pet sempre e contar com um médico veterinário para tirar dúvidas quando necessário.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing