AO VIVO
AO VIVO
Home ELEIÇÕES O que você precisa saber sobre o segundo turno das eleições neste domingo, 30

O que você precisa saber sobre o segundo turno das eleições neste domingo, 30

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

São mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar no segundo turno das Eleições 2022. A votação vai eleger uma nova figura para a presidência e a disputa é entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).
Ao mesmo tempo, 12 estados brasileiros terão segundo turno para governador ou governadora .

No momento que o cidadão chega na urna, primeiro deverá digitar na o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República. Assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

Lembrando que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos.
No primeiro turno, entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 57.259.504 votos (48,43%) e Jair Messias Bolsonaro (PL) conquistou 51.072.345 (43,20%). Os votos válidos alcançaram 118.229.719 (95,59%). Foram registrados 1.964.779 votos em branco (1,59%) e 3.487.874 votos nulos (2,82%). A abstenção chegou a 20,95%.

Tira-dúvidas para eleitores e eleitoras:

  • Assim como no primeiro turno, os eleitores e eleitoras devem levar até a sua seção eleitoral um documento com foto para a realização do voto.
  • Quem não souber ou lembrar qual a sua zona ou seção eleitoral, pode conferir diretamente no site do TSE.
  • Aos que não possuam o título de eleitor em mãos, podem acessar a versão digital pelo aplicativo do e-Título. É possível fazer o download do app e o login com seus dados até o sábado. No domingo, o app não poderá ser baixado, apenas acessado.
  • Quem não votou no primeiro turno e justificou o voto, pode votar normalmente no segundo turno.
  • Os cidadãos podem justificar seu voto, se não puderem comparecer ao seu local original de votação no domingo, diretamente pelo aplicativo do TSE ou então em alguma seção de onde estiver.

A Central de Jornalismo da Rádio Maristela estará atenta a informações e atualizações sobre o segundo turno das Eleições 2022 nesse domingo.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing