AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Jogo “Além das Torres”, que será lançado em dezembro, é pauta no programa Revista Maristela

Jogo “Além das Torres”, que será lançado em dezembro, é pauta no programa Revista Maristela

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

Em convite da Rádio Maristela, a professora Taís Tournier, mestranda na UFSC, fala sobre o artefato da sua dissertação, um jogo educativo que traz seis lendas da cidade de Torres. Desenvolvido junto de alunos do curso de Engenharia de Computação e também da professora Eliane Pozebom, da UFSC, Taís conta que é o jogo já está sendo produzido há 3 anos.

A professora comenta que a ideia de fazer um jogo digital de herança cultural faz parte da percepção de que os sucessos dos games é indiscutível e que os nativos digitais, as atuais crianças, tendem a perder o interessa forma tradicional de ensino. “Eles não aprendem como as gerações anteriores, pouco buscam livros na biblioteca e preferem aprender forma digital e dinâmica. Por isso de promovermos esse aprendizado com a gameficação,” conta a mestranda.

O Jogo “Além das Torres” tem como contexto e ambiente a cidade de Torres e a personagem fictícia Íris, que usa blusa azul e um par de botas. Segundo a professora, o projeto é recheado de assuntos que podem ser trabalhados em sala de aula, como o fato da protagonista usar um traje mais informal e aventureiro. O game conta com 8 fases, onde a personagem se envolve numa aventura com diálogos entre personagens da história de Torres.

“Tudo foi feito como releitura para se tornar atrativo já que o aluno que entretenimento”, comenta Taís. Mesmo assim, a mestranda afirma que o compromisso científico esteve sempre presente na produção do projeto, buscando autores autorais de livros e conteúdos produzidos sobre a cidade.

Foram autores pilares da construção desse roteiro, livros de Nelson Adams F e Bento Barcelos. São trabalhadas seis lendas locais: gnomo da guarita, da sereia e o pente, dos piratas, lagoa do violão, homem seco e do padre lamônaco. O time de design do jogo usou fotos reais antigas e atuais das localidades que aparecem na história, o que gera ainda mais identificação.

O jogo será lançado em dezembro e é gratuito. Professoras, alunos e a quem se interessar, é só acessar o site para fazer o download. Todas as novidades sobre o jogo, como a data de lançamento, está no perfil de Instagram do time: @jogoalemdastorres

Para a professora, “quando mais pessoas jogarem melhor porque a ideia é disseminar o jogo como lugar de memória”, conclui a mestranda.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing