AO VIVO
AO VIVO
Home MEIO AMBIENTE Prefeitura de Torres alerta sobre cuidados com as tartarugas na Lagoa do Violão

Prefeitura de Torres alerta sobre cuidados com as tartarugas na Lagoa do Violão

por Paula Borges
A+A-
Reset

A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, faz um alerta sobre os cuidados com os cágados na Lagoa do Violão, popularmente tratados como tartarugas. Basicamente são duas grandes preocupações: o atropelamento entorno da Lagoa, quando saem para desovar, e o oferecimento de alimentos inadequados, que são prejudiciais a estes animais.

Para que as tartarugas tenham a vida mais segura e saudável, são necessárias algumas medidas a fim de evitar que aconteçam situações trágicas como os atropelamentos. e que não prejudiquem a sua qualidade de vida, por exemplo, com a alimentação inadequada, itens prejudiciais que podem induzir à morte precoce.

As tartarugas fêmeas ao longo de quase todo o ano utilizam as vias de entorno da Lagoa do Violão, em busca de locais para desovarem, e, assim, correm o risco de sofrerem com o atropelamento devido à alta velocidade dos motoristas. ao trafegar no local, por isso, para evitarmos acidentes devemos reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

Existem três espécies de tartarugas na Lagoa do Violão? Elas são chamadas de cágados. São elas: tartaruga Tigre d’água (Trachemys Dorbigni), tartaruga de orelha vermelha (Trachemys Scripta Elegans) e o cágado de Barbela (Phrynops Hilarii).

Conforme os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, a interação dos animais com o local em que vivem é importante para a manutenção de um meio ambiente sadio. Alimentar a fauna da Lagoa, por exemplo, faz com que esses animais deixem de se comportar como silvestres. “Torne-se mais um defensor da natureza, apoie essas medidas e ajude a conservar o meio ambiente, eles dependem de nós”, enfatizam os técnicos.

Créditos das fotos:
Tigre d´água – Natália Rodrigues de Oliveira
Tartaruga de Orelha Vermelha – site ima.sc.gov.br
Cágado de Barbela – site flickr.com

Fonte: Ascom PMT

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing