AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO 45ª Romaria da Terra será no assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul

45ª Romaria da Terra será no assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Terra e pão é o que guiará os romeiros e as romeiras para a próxima Romaria da Terra em 2023. O evento acontecerá no início do ano que vem, dia 21 de fevereiro, durante o feriado de carnaval. O local que sediará a 45º Romaria da Terra do Rio Grande do Sul será o assentamento Integração Gaúcha – Irga, que fica em Eldorado do Sul, a cerca de 17km da capital gaúcha, Porto Alegre. 

A tradicional Romaria da Terra do RS leva milhares de romeiros e romeiras de diferentes lugares a se encontrarem para relembrar e celebrar os mártires da terra que tombaram defendendo a vida do povo empobrecido.

O lema do encontro “Terra e Pão: em defesa dos territórios e produção da vida”, destaca as diversas relações com o território, como a moradia, o bem viver, a resistência, a soberania e a defesa do meio ambiente, das águas, florestas e da produção. Também simboliza o alimento saudável, livre de agrotóxicos, a vida, a garantia de saúde, educação, sustentabilidade, a comunhão e a solidariedade entre os povos.

38ª Romaria da Terra, David Canabarro.

“A Romaria da Terra volta seu olhar para a temática da terra e do pão porque o Planeta Terra não é mercadoria, ele é nossa casa comum, é território de todos os povos, precisa ser cuidado com amor e respeito.  A Romaria é feita para reavivar a memória, a fé, a esperança, o cuidado, a solidariedade com os pobres da terra, fortalecer as lutas sociais e melhoria das condições de vida do povo do campo e da cidade”, declara Luiz Antônio Pasinato, da coordenação da Comissão Pastoral da Terra do RS. 

A Romaria está sendo organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Conselho Indigenista Missionário Sul (Cimi), a Comissão das Pastorais Sociais e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap). 

“A Romaria novamente volta seu olhar para um assentamento da Reforma Agrária, que expressa a luta e a organização dos movimentos do campo”, destaca Luiz Antônio Pasinato.

Para ele, são muitos os motivos que justificam a realização desse evento de fé, mística e luta pela terra. “O Assentamento Integração Gaúcha possui uma experiência importantíssima de práticas agroecológicas, na produção do arroz agroecológico, frutas e hortaliças que são comercializadas em feiras orgânicas e mercados da região Metropolitana de Porto Alegre. Produzir alimentos de qualidade livres de agrotóxicos é uma missão que exige opção e vocação dos agricultores e agricultoras camponesas”, pontua Pasinato.

As entidades promotoras, desde já, convidam as igrejas, entidades e movimentos sociais populares a fazer parte da 45ª Romaria da Terra. Aos romeiros e as romeiras também é estendido o convite para se organizarem e participarem desse evento de fé e luta. O encontro será de partilha, celebração,  festa da vitória dos trabalhadores e trabalhadoras que caminham unidos e organizados em busca de melhores condições de vida. 

Serviço

O que? 45º Romaria da Terra

Quando? 21 de Fevereiro de 2023

Onde? Eldorado do Sul –  RS

Quem? CPT, Via Campesina, MST, Cimi

Fonte: Ascom MST / Maiara Rauber

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing