AO VIVO
AO VIVO
Home MEIO AMBIENTE Arroio do Sal conta com projeto do Governo do Estado de pontos de coleta de vidro para reciclagem

Arroio do Sal conta com projeto do Governo do Estado de pontos de coleta de vidro para reciclagem

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Arroio do Sal integra projeto estadual de coleta voluntária de vidro para reciclagem, ao total serão 5 pontos de reciclagem, 2 já estão instalados pelo munícipio.

O Rio Grande do Sul conta desde dezembro de 2022, com um projeto que prevê a coleta exclusiva de vidro para reciclagem. A implementação da iniciativa no Estado atende exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece a estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa. É o projeto Vidro Vira Vidro.

O projeto foi possível através do edital de chamamento público lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado – Sema. A ação demonstra uma iniciativa conjunta entre o poder público e o privado, propondo uma solução ambiental e econômica aos municípios que integrarão o projeto.

Na primeira fase serão instalados 45 pontos de entrega voluntária (PEV) em nove municípios do Litoral Norte, para coleta exclusiva de vidro. Toda a população poderá colaborar, já que os contêineres ficarão em locais públicos. A iniciativa integrará a Operação Verão RS do Governo do Estado, ou seja, os contêineres ficarão nas cidades até março. Os especialistas estimam que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários, e apenas 25% são reciclados.

Fonte: Ascom PMAS

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing