AO VIVO
AO VIVO
Home Sem categoria Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande/SC faz parte da 21ª Semana Nacional de Museus  

Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande/SC faz parte da 21ª Semana Nacional de Museus  

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Em parceria com Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, serão promovidas duas atividades durante a semana: a exposição temporária intitulada “Reminiscência da Paisagem” da artista Gabrieli Salvalaio e a Mesa Redonda online “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” no canal do Geoparque no YouTube. “Nosso município está de parabéns, por estarmos cada vez mais inseridos no âmbito cultural a nível nacional. É muito importante acompanharmos e conhecermos um pouco da história dos nossos antepassados. É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro. Temos que criar uma identidade um hábito e transmitir geração após geração”, declarou o diretor de Esporte e Cultura de Morro Grande, Leandro Corrêa.

A exposição em Morro Grande fica em cartaz até o dia 31 de maio e a mesa redonda será realizada no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 19 hs. “O nosso museu tem repercutido muito junto ao Geoparque. Isso nos incentiva, pois resgata a nossa história, porque povo sem história é povo sem memória. Convidamos a todos para visitar o Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande”, frisou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.

Tema proposto para a 21ª Semana Nacional dos Museus

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, produzidos de forma integrada a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas

afetam resultados em outros campos, estabelece uma clara sinalização no sentido de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas. “O museu de Morro Grande é de fundamental importância para manter viva a história e cultura da região. Estamos muito felizes de poder contar com um ambiente excelente para estudo, exposição que proporciona o conhecimento do território através de material exposto, geológico e arqueologicamente”, destacou o diretor executivo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.

Para Morro Grande, o museu tem sido atrativo para turistas e universidades. “Estamos tendo grande visibilidade. Isso porque a procura tem sido intensa não só para estudantes das escolas locais e turistas, como acadêmicos também. Consequentemente, o benefício existe para o setor de alimentos e hospedagem, que dá assistência para os que vem conhecer e ficam pelo município”, comentou o diretor de Turismo de Morro Grande, Marcelo Crepaldi.

De acordo com o Coordenador de Cultura do Geoparque e curador responsável pelo museu Mikael Miziescki, “fazer parte da Semana Nacional de Museus é integrar o cenário brasileiro de instituições que prezam pela preservação do nosso Patrimônio Cultural e Científico! O nosso museu busca dialogar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desde a sua concepção”, pontuou.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram do Governo Federal, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Mais informações diretamente no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no 3420-0332.

Fonte: Ascom PMMG / Giorgia Daniel – SC 3523 JP

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing