AO VIVO
AO VIVO
Home CULTURA Reunião abre os preparativos para o bicentenário da igreja São Domingos

Reunião abre os preparativos para o bicentenário da igreja São Domingos

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Reunião realizada na última quarta-feira, 10/05, abre os preparativos para o bicentenário da igreja São Domingos que será celebrado em 25 de outubro de 2024. A igreja São Domingos, localizada na subida do Morro do Farol, em Torres, é a única igreja do Litoral Norte tombada como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, desde 1983, e representa o marco inicial urbano de Torres. além disso, é a primeira igreja construída no trecho litorâneo entre Laguna (SC) e Osório (RS), conforme pesquisa do jornalista e historiador Nelson Adams Filho.

Na ocasião da reunião foi composta uma comissão que se reunirá periodicamente para o planejamento das atividades que farão parte das comemorações de 200 anos da igreja mais antiga de Torres e região.

De acordo com o pároco, Pe. Leonir Alves, a primeira reunião buscou definir as pessoas que estarão a frente desses preparativos e já desencadear muitas ideias para se comemorar e enaltecer muitos dos momentos mais marcantes da história da igreja, que são também fatos importantes na história da cidade de Torres e do seu povo.

Dentro das ideias iniciais se pensa promover um Simpósio, a criação de um Hino, camisetas, criação da identidade visual alusiva ao bicentenário, entre outros. Na reunião, o leigo Silvanio Borges Benetti, apresentou ao grupo uma relíquia, uma cruz pertencente aos primeiros anos da igreja São Domingos.

Estiveram presentes nessa primeira iniciativa o secretário municipal de Cultura e Esporte, José Mauri Rodrigues, a diretora de Turismo, Maria do Carmo Conforti Rodrigues, o pesquisador Nelson Adans Filho, o turismólogo Francisco Reis Filho, Silvanio Borges Benetti, representando a Escola de Educação Básica São Domingos, Irmã Marilda Conti, representando a secretaria municipal de Educação, Viviann de Almeida Pereira, a coordenadora do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), Rosemara de Borba Bernardo, Sotério Júnior e o pároco Pe. Leonir Alves.  

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing