AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Ministra da Saúde pede apoio da CNBB para retomada das altas coberturas vacinais  

Ministra da Saúde pede apoio da CNBB para retomada das altas coberturas vacinais  

por Melissa Maciel
A+A-
Reset
O Movimento Nacional pela Vacinação foi lançado, pelo Ministério da Saúde do Brasil, dia 27 de fevereiro.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, recebeu a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima, na sede da entidade em Brasília (DF), na quarta-feira, (21).

Presidente da CNBB recebe ministra da Saúde. | Fotos: Luiz Lopes – Ascom CNBB.

A ministra entregou uma carta ao presidente da CNBB, com um pedido do Ministério da Saúde para que a Igreja Católica no Brasil seja uma parceira do Movimento Nacional pela Vacinação na mobilização de todo território nacional para a retomada das altas coberturas vacinais do país e da confiança da população brasileira nos imunizantes.

“A palavra da religião é muito importante. A CNBB é referência para a comunidade religiosa, para as instituições brasileiras e para a construção do diálogo com representantes da Igreja Católica e de outras religiões em torno de temas ligados à saúde pública como a vacinação”, disse a ministra.

O presidente da CNBB disse que todas as inciativas, cuja premissa seja o cuidado com a vida, contam com o apoio da instituição. “A causa é nobre. Conte conosco. Estamos dispostos a nos somar neste esforço frente à essa urgência sanitária de nosso país”, disse dom Jaime.

Mobilização de lideranças locais

O diretor do Departamento do Programa de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, também presente à reunião, afirmou que o Brasil, considerado um país pioneiro em campanhas de vacinação, desde 2016, vem apresentando retrocessos nesse campo, potencializados no período da pandemia da covid-19.

“Praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta. Por isso, o objetivo é retomar os altos percentuais de proteção”, disse.

Ele também explicou as estratégias de mobilização de atuação nos territórios com micro-planejamentos de ação de multivacinação. Para esta estratégia, segundo o representante do Ministério da Saúde, é muito importante o envolvimento e a adesão das lideranças que são referências localmente, entre eles os representantes eclesiais e das igrejas são fundamentais.

Cobertura vacinal no Brasil – 2013/2022

O quadro abaixo, cuja fonte são os dados do próprio Programa Nacional de Imunizações (DataSus) do Governo Federal, demonstra claramente a queda nos índices de vacinação no Brasil de 2013 até 2022, com índices chegando, em determinadas imunizações, a 30% de queda na cobertura vacinal. A mensagem que o Movimento Nacional pela Vacinação está tentando disseminar para reverter esta queda nos índices de adesão aos imunizantes é simples e direta: “Vacina é vida, vacina é para todos”.

Fonte: CNBB

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing