AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Projeto de plantio de Palmeira Juçara promove sustentabilidade aos guaranis de aldeia de Torres

Projeto de plantio de Palmeira Juçara promove sustentabilidade aos guaranis de aldeia de Torres

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

É dado prosseguimento ao Projeto Yui-a-Porã, que significa “Frutos da Nossa Terra”, no dia de ontem, na Aldeia Nhu-Porã, em Torres, com o plantio de cerca de 600 mudas de Palmeira Juçara, com cerca de 20 cm de altura.

A iniciativa visa proporcionar às famílias da Aldeia, maior subsistência e aumento da renda no futuro. O projeto consiste no uso econômico da espécie pelos guaranis da Aldeia localizada no Campo Bonito.

Conforme o engenheiro agrônomo do município de Torres, Gerson Luiz Nardi, a Palmeira Juçara ficará adulta em cerca de cinco anos, quando começara a produzir sementes para a produção de mudas e também poderá ser colhido e comercializado o palmito, a fruta açaí e até a madeira no futuro.

Centenas de mudas já foram plantadas na Aldeia Guarani na primeira etapa. Nesta segunda etapa, o propósito do projeto é de plantar 5200 mudas que já se encontram na Aldeia, aptas para o plantio. A meta do projeto é atingir a marca de 86 mil mudas plantadas.

Acompanhando a ação, o cacique Mário Lopes disse que a iniciativa é muito importante para a comunidade. Destaca que o plantio da Palmeira Juçara favorece o futuro das próximas gerações. Lembrou que muitas árvores plantadas em outro projeto da Prefeitura ajudam a comunidade no dia a dia. “Há poucos dias usamos folha da arueira para tratar da boca de uma criança daqui,” afirmou o cacique.

Integrantes do Projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas, da EF Manoel Oliveira Carneiro, da Vila São João, também realizaram o plantio, coordenados pela professora, Andréa Melo.

Fonte: Ascom PMT

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing