AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Litoral Norte: Maioria dos municípios têm baixo resultado no Índice Municipal de Educação

Litoral Norte: Maioria dos municípios têm baixo resultado no Índice Municipal de Educação

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Em um cenário revelador, os municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul têm enfrentado desafios educacionais que os colocam abaixo da média estadual no recém-divulgado Índice Municipal de Educação do RS (Imers). No dia 5 de setembro, o Governo do RS apresentou os resultados desse índice, que desempenha um papel estratégico na proposta de inclusão da educação como critério determinante para a distribuição do ICMS entre as cidades gaúchas.

O Imers é elaborado a partir das pontuações obtidas nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), aplicadas nas redes municipais de ensino durante o ano de 2022. Os critérios para a avaliação incluem o desempenho dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Português e Matemática, bem como a taxa de aprovação dos estudantes em todos os níveis.

Em uma escala de 0 a 100, os resultados revelam que o melhor desempenho geral foi na etapa de Alfabetização, alcançando 58,51 pontos, seguida pelos anos iniciais, com 50,48 pontos, e, por fim, pelos anos finais do Ensino Fundamental, com 44,99 pontos. A média dos municípios no índice geral do Imers ficou em 57,19.

No cenário estadual, Vespasiano Corrêa se destacou com o melhor índice, atingindo a marca de 84,10 pontos, seguido por Dois Irmãos das Missões, com 80,79 pontos, e Rondinha, com 80,26 pontos. No extremo oposto do ranking, Agudo e Boqueirão do Leão apresentaram índices preocupantemente baixos, 21,07 e 22,79, respectivamente, influenciados pelo baixo comparecimento dos alunos.

Entretanto, uma constatação importante é a ausência dos municípios do Litoral Norte gaúcho entre as melhores colocações do ranking estadual. Apenas cinco dos 23 municípios da região conseguiram atingir ou superar a média estadual. Capão da Canoa está na antepenúltima colocação no Litoral Norte e 450º dentre os 497 municípios do RS. Tramandaí está na 15ª na região e 434ª posição no Estado. Imbé, 12º no Litoral e 376º no RS. Osório fica na 11ª posição no Litoral e 346º no Estado. Torres, 8ª colocação na região e 303º no RS.

Os melhores colocados no Litoral Norte são Três Forquilhas que alcançou o 1º lugar na região e 90 no Estado. Os municípios de Três Cachoeiras (2º), Capivari do Sul (3º), Santo Antônio da Patrulha (4º) e Dom Pedro de Alcântara (5º) no Litoral Norte. Os cinco maiores municípios da região ganham quase 1/2 bilhão de reais/ano para o Ensino Fundamental, demonstrando um desafio significativo a ser enfrentado na educação da região.

Esses dados ressaltam a necessidade de um esforço conjunto e estratégias educacionais específicas para impulsionar o desempenho educacional nos municípios do Litoral Norte gaúcho.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing