AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Iniciou hoje o Sínodo dos Bispos: “Ser uma Igreja unida e fraterna, que escuta e dialoga”, afirma o papa

Iniciou hoje o Sínodo dos Bispos: “Ser uma Igreja unida e fraterna, que escuta e dialoga”, afirma o papa

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Começa hoje a 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos da Igreja Católica. O encontro reúne 464 participantes no Vaticano, até 29 de outubro, dos quais 365 terão direito a voto no relatório final, incluindo o papa. Desta vez, 81 mulheres participam dos trabalhos, das quais 54 podem votar. É o primeiro sínodo com voto feminino na história.

O sínodo é uma reunião que debate temas importantes para o futuro da Igreja Católica. Entre os temas atuais está a maior participação das mulheres nos rumos da Igreja, o acesso feminino ao diaconado, a comunhão aos divorciados que se casaram de novo e a ordenação de homens casados. Também serão discutidos meios de prevenção de abusos sexuais por parte do clero e a aproximação de grupos marginalizados, como pessoas LGBTQIA+.

Durante a homilia na missa de abertura do Sínodo, o papa Francisco afirmou:

“O Sínodo serve para nos recordar isto: a nossa Mãe Igreja sempre precisa de purificação, de ser «reparada», porque todos nós somos um Povo de pecadores perdoados, sempre necessitados de regressar à fonte que é Jesus e de nos colocarmos novamente nos caminhos do Espírito para chegar a todos com o seu Evangelho.”.

Além dos bispos, cardeais e leigos participam da conferência.

Foto: Vatican News

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing