AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Abertura do bicentenário da igreja São Domingos ocorre com programação especial nesta quarta-feira, 25, em Torres

Abertura do bicentenário da igreja São Domingos ocorre com programação especial nesta quarta-feira, 25, em Torres

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Igreja São Domingos é a primeira igreja construída no trecho litorâneo entre Laguna/SC e Osório/RS. É a segunda mais antiga no litoral do Rio Grande do Sul, tendo sido inaugurada em 24 de outubro de 1824. Além disso, a única igreja do Litoral Norte tombada como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, desde 1983. No próximo ano, ela completará 200 anos.

A abertura do bicentenário da igreja São Domingos em Torres está marcada para quarta-feira, 25 de outubro, com uma missa campal e um desfile que honrará os 200 anos de história da igreja. O desfile terá início às 19h, saindo da igreja Santa Luzia, localizada no Centro da cidade, em direção à igreja São Domingos, situada no Morro do Farol, e a missa iniciará na igreja São Domingos ao final do desfile.

O desfile será composto por nove pelotões, compostos por líderes de pastorais e movimentos da Paróquia São Domingos, e contará a história de dois séculos da igreja. Além disso, a Banda Marcial Alcino Pedro Rodrigues, que reúne 73 talentosos músicos, irá abrilhantar ainda mais o desfile.

O percurso do desfile seguirá da igreja Santa Luzia pela Avenida Benjamin Constant em direção à Avenida Barão do Rio Branco e, na sequência, seguindo em direção ao mar até a Avenida José Antônio Picoral, onde dobrará à direita rumo à igreja São Domingos.

Em frente à igreja São Domingos, haverá uma missa campal como parte das comemorações, presidida pelo pároco da Paróquia São Domingos, Pe. Leonir Alves. Durante a missa, após o Rito da Comunhão, em um ato especial com a presença do prefeito de Torres, Carlos Souza, e demais autoridades políticas, será assinado um decreto municipal determinando que todos os documentos oficiais do Município, ao longo do ano jubilar, apresentem a logomarca do bicentenário como forma de homenagem e divulgação das comemorações do bicentenário. Além disso, será lançada uma música composta pelo compositor torrense, Ricardo Pinho, a partir de informações históricas de pesquisa do jornalista e historiador Nelson Adams. Os participantes são orientados a levarem cadeiras de praia para garantir um local confortável durante a celebração eucarística.

Pe. Leonir convida os fiéis da paróquia, a comunidade torrense e da região para prestigiarem esse momento que marca o início das celebrações dos 200 anos da igreja. A programação completa será divulgada posteriormente e incluirá eventos que celebrarão não apenas a história da construção da igreja, mas também a origem de Torres, uma história que faz parte das famílias e memórias afetivas da comunidade.

Essa celebração promete ser um evento significativo para a comunidade de Torres e para todos que desejam conhecer a história e a importância da igreja São Domingos na região.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing