AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Entrevista: o mistério da vida após a morte e a importância do Dia de Finados

Entrevista: o mistério da vida após a morte e a importância do Dia de Finados

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A vida após a morte é um tema que fascina a humanidade há séculos, e, de acordo com o professor e pesquisador em teologia da PUCRS, Dr. frei Luiz Carlos Susin, falando sobre a visão cristã sobre a morte, em entrevista para a Rádio Maristela, no dia 31/10, ele discutiu as diferentes interpretações sobre o que acontece após a morte e a importância do Dia de Finados.

Uma das visões mais conhecidas sobre a vida após a morte é a perspectiva cristã, que inclui a crença na ressurreição. O teólogo explica que a ressurreição é um ato divino, uma nova criação e uma graça que vai além dos esforços humanos, demonstrando a fidelidade do Criador em relação às suas criaturas mortais. Do ponto de vista humano, a ressurreição requer um ato de confiança e entrega.

Independentemente das crenças individuais, o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é um momento em que muitas pessoas visitam cemitérios para rezar pelos entes queridos falecidos e deixar flores em seus túmulos. Frei Susin ressalta que essas ações são sinais de luto e saudade, demonstrando a fidelidade do amor àqueles que se foram.

O teólogo enfatiza a importância de não reprimir a dor da saudade, mas permitir que ela seja sentida no contexto do amor, evitando que a saudade se transforme em um saudosismo doentio que nega a ausência daqueles que já partiram.

Na visão cristã, a morte não é o fim, mas sim o começo de uma nova vida, e a presença da igreja no momento de luto e dor promove a solidariedade cristã. Para os cristãos, a morte é vista como a libertação e o coroamento da vida, a realização daquilo que era esperado e muitas vezes não alcançado neste mundo.

Confira a íntegra da entrevista:

Sobre o Entrevistado

Luiz Carlos Susin, frei capuchinho e teólogo, é conhecido por suas contribuições no campo da teologia e da espiritualidade. Ele leciona na PUCRS e na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Estef, em Porto Alegre, e também é secretário-geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Entre suas obras, destaca-se “O tempo e a eternidade: A escatologia da criação”.

Programação no Dia de Finados

O Dia de Finados é uma oportunidade para a reflexão sobre o mistério da morte e da ressurreição, marcando as vidas daqueles que celebram essa data. A igreja oferece a santa missa como um presente aos falecidos.

Em Torres, as paróquias estão preparando uma programação especial para o Dia de Finados. Na Paróquia São Domingos, as missas ocorrerão no cemitério do Campo Bonito, às 09h30min, e na igreja São Domingos às 18h.

Já na Paróquia São José Operário, na Vila São João, as celebrações estão programadas para as comunidades de Pirataba, às 08h30min, Jacaré, às 09h30min, e Barro Cortado, às 10h30min.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing