AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Bispo dom Jaime Pedro Kohl destaca a busca pela verdadeira Sabedoria

Bispo dom Jaime Pedro Kohl destaca a busca pela verdadeira Sabedoria

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Na mais recente reflexão “A Voz do Pastor”, do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, ele destacou a importância da busca pela verdadeira sabedoria, baseando-se na leitura do Livro da Sabedoria. O bispo ressalta a descrição magnífica do livro, que personifica a Sabedoria como algo resplandecente e sempre viçoso. Identificando-a como a própria manifestação divina, dom Jaime enfatiza que a Sabedoria se antecipa aos que a procuram, revelando-se àqueles que a desejam sinceramente. Ele instiga os fiéis a madrugarem pela oração humilde e sincera, assegurando que, ao encontrar a Sabedoria “sentada à porta”, o cansaço físico se dissipa diante da alegria e da disposição proporcionadas pela luz divina.

Além disso, o bispo destaca a parábola das virgens prudentes e imprudentes, ressaltando a responsabilidade pessoal e a entreajuda ao longo do caminho da fé. Ele sublinha que a preparação para a chegada do noivo não é improvisada, mas sim resultado das boas obras vividas com sabedoria, destacando valores como acolhimento, perdão e solidariedade. Por fim, dom Jaime enfatiza que a comunidade cristã deve viver neste mundo com vigilância, aguardando o retorno do Senhor para desfrutar do convívio eterno. Essa mensagem ressoa como um chamado à reflexão e à prática de uma vida fundamentada nos princípios da verdadeira Sabedoria.

Você pode acompanhar essas profundas reflexões sintonizando-se no programa “A Voz do Pastor”, na Rádio Maristela, aos domingos, às 8h50min da manhã.

Confira a íntegra:

A verdadeira Sabedoria

A leitura do Livro da Sabedoria fala ‘dela’ de modo muito bonito, provocando o desejo de possuí-la. Fala ‘dela’ como se fala de alguém, de uma pessoa. Vale a pena transcrever: ‘A Sabedoria é resplandecente e sempre viçosa. Ela é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram. Ela até se antecipa, dando-se a conhecer aos que a desejam. Quem por ela madruga não se cansará, pois a encontrará sentada à sua porta’.

Quem não fica lisonjeado ao conhecê-la e encontrá-la? Creio que não seja difícil perceber que o autor sagrado a identifica com o próprio Deus, fonte de toda sabedoria. Sim, Deus se antecipa, se dá a conhecer aos que o procuram de coração sincero. Vem espontaneamente invocá-la como fazemos na Liturgia: ‘Dai-me, Senhor, a vossa sabedoria para que esteja junto a mim no meu trabalho’. Todos precisamos desta sabedoria, para termos discernimento em meio ao emaranhado de coisas a dar conta no nosso cotidiano.

Quem por ela madruga, ou seja, quem a procura pela oração humilde e sincera, não se cansará, pois a encontrará sentada à porta. Em que sentido ‘não se cansará’? O desgaste físico é inevitável em qualquer trabalho que façamos, mas a alegria e a boa disposição permanecem em quem caminha guiado pela luz divina. Bela a expressão: ‘a encontrará sentada à porta’. Pensar que toda manhã o Senhor desperta o nosso ouvido e nos atende, para sair à nossa frente, caminhando conosco e nos sustentando com seu amor misericordioso.

A imagem das virgens prudentes e imprudentes que esperam pela chegada do noivo e entrar para a festa de casamento ressalta dois aspectos importantes: a responsabilidade pessoal e a necessidade de entreajuda que deve acontecer ao longo do caminho. O estar preparado para a chegada do noivo não se improvisa, é resultado das boas obras de uma vida vivida com sabedoria, acolhendo o próximo, perdoando e praticando a solidariedade. A comunidade cristã deve viver neste mundo esperando vigilante o retorno do Senhor para assim gozar do seu convívio eterno.

Fonte: Ascom DO

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing