AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social” será abordado em estudo presencial em Osório

Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social” será abordado em estudo presencial em Osório

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Diocese de Osório, por meio da Coordenação Diocesana das Pastorais Sociais, incentiva a todos os fiéis das 23 paróquias, especialmente as lideranças envolvidas nas pastorais, movimentos e serviços, a participar de oportunidade de estudo e aprofundamento do tema e lema da Campanha da Fraternidade 2024.

Formação presencial

Uma formação será realizada no dia 28 de novembro, terça-feira, na sala Papa Francisco, que fica anexa ao salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Osório. O encontro formativo se dará das 19h às 21h30min, com a assessoria do padre Pedrinho Guareschi.

Padre Pedrinho Guareschi é pós-doutor e conferencista internacional, tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação.

Tema, lema e cartaz

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou em julho deste ano, o cartaz com o tema e lema da Campanha da Fraternidade 2024. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.

Elementos do cartaz

O cartaz, criado pelos jovens de Brasília (DF) Samuel Sales e Wanderley Santana, apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida.

A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade.

O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.

O Santo Padre usa a cruz de dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB em 1952, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro secretário-geral da Conferência. Esta imagem recorda as semelhanças entre estes dois grandes homens de fé, que tanto colaboraram e colaboram com a história da CNBB e da Igreja no Brasil e no Mundo.

O cartaz convida também ao gesto concreto da Campanha da Fraternidade: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade que acontecerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil, sempre ligados ao tema da CF de cada ano.

Com informações da CNBB.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing