AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Diocese de Osório reintroduz cursos do Movimento Emaús após 18 anos

Diocese de Osório reintroduz cursos do Movimento Emaús após 18 anos

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Após um longo período de 18 anos, a Diocese de Osório, por meio da Coordenação diocesana do Movimento Emaús, celebra o retorno dos cursos masculino e feminino do Movimento na Diocese. O último registro desses cursos data de 2005.

O movimento Emaús, de abrangência nacional, teve seu surgimento no final dos anos 60, originado em São Paulo, tendo como fundador Monsenhor Benedito Mário Calazans. Este movimento é direcionado às comunidades missionárias para jovens e foi aprovado pelos bispos em cujas dioceses se encontra instalado. Seu objetivo principal é proporcionar cursos a jovens, oferecendo a oportunidade de uma reflexão profunda sobre o valor da vida e da Igreja, além de uma experiência em comunidade baseada na Palavra de Deus. O Rio Grande do Sul destaca-se como o estado com o maior número de dioceses que possuem o movimento Emaús, totalizando 10 dioceses.

Os cursos

Os cursos se estruturam em torno do primeiro anúncio (Kerigma), seguido por uma catequese fundamentada na doutrina (o “Credo”) e na Teologia dos Sacramentos. Seu propósito principal é formar e desenvolver líderes comunitários que, posteriormente, atuarão em suas respectivas paróquias de origem. Voltado para jovens solteiros, entre 18 e 29 anos, os cursos permitem a atuação no Movimento ao longo da vida, mesmo após essa faixa etária.

De acordo com o presidente do Pré-Secretariado Diocesano do Emaús, Felipe Antônio da Rosa de Lima Bittencourt, “é importante ressaltar que o Emaús não retira o jovem das paróquias. Ao contrário, seu papel enquanto instrumento da Igreja é oferecer uma formação cristã sólida aos participantes, possibilitando que retornem às suas paróquias e promovam dinamismo nos grupos de jovens locais”, afirma Felipe, destacando que São João Batista é o padroeiro do Movimento.

Além dos cursos, o Emaús oferece as aulas da Escola Missionária, que contribui fortemente para a formação de líderes que atuam nas paróquias.

O Emaús na Diocese de Osório

Desde os anos 90, a Diocese de Osório registra a participação de muitas pessoas nos cursos de Emaús, inicialmente com jovens da Paróquia São José Operário da Vila São João – Torres, na época a região pertencia a Diocese de Caxias do Sul e os jovens se deslocavam para essa cidade para realizarem os cursos. Posteriormente, a partir dos anos 2000, jovens da Paróquia São Domingos de Torres passaram a frequentar os cursos em Porto Alegre.

Entre 2004 e 2005, a Diocese teve a realização de quatro cursos de Emaús, sendo dois masculinos e dois femininos. Nessa oportunidade, nessa época, o bispo da Diocese era dom Thadeu Gomes Canellas e autorizou a vinda dos cursos por meio do Emaús de Porto Alegre e do Emaús de Pelotas, com a participação de várias pessoas das áreas litorâneas, como Torres, Vila São João, Três Cachoeiras e Arroio do Sal. Contudo, poucas pessoas deram continuidade ao Movimento, resultando na interrupção dos cursos.

Em 2019, a ideia de retomar os cursos ganhou força com o apoio do pároco de Torres, padre Leonir Alves. As tratativas para o retorno do movimento na Diocese envolveram contatos com o Monsenhor Urbano Zilles, diretor espiritual do Emaús de Porto Alegre, além de tratativas com a coordenação regional (RS) e com o secretariado nacional do Movimento.

Felipe conta que a pandemia em 2020 trouxe a necessidade de reuniões virtuais, algumas das quais com a presença do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e do padre Gilberto Fraga, que participou inicialmente como diretor espiritual, até que em 2022, a Diocese oficializou a retomada dos cursos de Emaús.

Retomada em 2023

Em 2023, os cursos, masculino e feminino, contaram com a participação de jovens das paróquias São Domingos (Torres), São José Operário (Vila São João), Nossa Senhora do Amparo (Dom Pedro de Alcântara), São José (Três Cachoeiras) e São Pedro (Xangri-Lá). O retorno do Emaús à Diocese de Osório recebeu amplo apoio do bispo, do clero e das paróquias onde o Movimento já está presente.

Atualmente, o Pré-Secretariado Diocesano do Emaús é composto por diversas lideranças. O Casal Presidente é Felipe Antônio de Lima Bittencourt e Grasiela de Lima Bittencourt, além do diretor espiritual, padre Edivan Machado de Oliveira. Outras lideranças jovens estão envolvidas nas diversas áreas de atuação do Movimento, tais como:

Vice-presidente: Bruna Schreiner

Vice-presidente: Paulo Ricardo Espíndola

Diretores da Escola Missionária: Ângela Araújo Cardoso e Roque Zeferino Cardoso

Liturgia: Assis Hainzenreder Hendler

Coordenadora dos cantores: Paula Zortea Medina

Provedoria: Adriana Evaldt da Rosa e Adão Magnus da Rosa

Vogais Jovens: Daiana Evaldt e Maria Luiza Reck

Secretária: Débora Batista

Tesoureira: Alice Bernardo Steffen

Fonte: Ascom da Diocese de Osório

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing