AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Primeira etapa da Operação Golfinho realizou mais de 1400 prisões

Primeira etapa da Operação Golfinho realizou mais de 1400 prisões

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

A Operação Golfinho da Brigada Militar, está na sua 54ª edição, e é uma das maiores e mais tradicionais mobilizações operacionais da Corporação. Há mais de 50 anos ininterruptos, os moradores e turistas que visitam o litoral gaúcho desfrutam de um veraneio tranquilo devido ao reforço no policiamento. Neste ano, cerca de 1,4 mil policiais militares foram deslocados para complementar o efetivo dos balneários de água salgada e de água doce do Estado.

O primeiro período iniciou-se em 20 de dezembro de 2023 e encerrou-se em 23 de janeiro. Foram 35 dias de atividade com redução nos principais índices. Até aqui, foram realizadas 1.415 prisões, sendo apreendidas 41 armas de fogo, 720 munições de diferentes calibres e mais de 42kg de drogas. Além disso, 70.848 pessoas foram abordadas e identificadas, 54.796 veículos fiscalizados através de 2.851 barreiras policiais e 17 veículos recuperados.

Em relação aos indicadores criminais, houve uma redução em comparação ao ano anterior, como por exemplo o roubo à pedestre, que reduziu 61% comparado ao mesmo período de operação. Já o roubo de veículo, onde o autor se utiliza da violência ou grave ameaça, teve uma queda de 19,05% e o roubo a estabelecimento comercial, financeiro e de ensino mais de 60% de redução.

No que diz respeito ao furto de veículo – quando há a subtração sem violência ou grave ameaça – houve a redução de 46,46% comparado ao mesmo período do ano anterior e o furto-arrombamento em residência foi de 39,55% a redução. Já a perturbação do sossego alheio que é uma ocorrência bem recorrente no Litoral, teve uma redução de 32%.

Além do policiamento ostensivo nas modalidades a pé, motorizado, com bicicletas e montado, as ações de reforço da segurança conta com as atividades especializadas da Corporação: Comandos Ambiental, Rodoviário e de Choque, além dos Batalhões de Aviação (BAv) e de Operações Especiais (Bope).

No litoral norte, as ações são coordenadas pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, e no litoral sul, pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul.

A Operação Golfinho acontece até o dia 26 de fevereiro. Após, o policiamento seguirá sendo realizado com excelência pelo efetivo já existente nos municípios. Diuturnamente, a Brigada Militar empenha seus esforços na prestação de um serviço de excelência e na consequente redução de índices garantindo, assim, a segurança da comunidade gaúcha.

Fonte: BMRS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing