AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Torres e Passo de Torres/SC e a devoção

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Torres e Passo de Torres/SC e a devoção

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Em todo o Brasil, especialmente nas regiões litorâneas próximas ao mar e aos rios, o mês de fevereiro é marcado por festividades dedicadas à Nossa Senhora dos Navegantes. Municípios, paróquias e comunidades homenageiam a Mãe de Jesus sob esse título especial. Mas, você sabe qual é a origem e o significado dessa devoção?

Nossa Senhora dos Navegantes é apenas um dos inúmeros títulos dedicados a Maria, a mãe de Jesus | Foto: Pascom são Domingos

A devoção remonta ao título mariano “Estrela do Mar”, cuja origem precisa não pôde ser determinada até hoje. Contudo, um hino litúrgico em latim chamado “Ave Maris Stella,” traduzido como “Ave, estrela do mar,” composto por volta do século VII, evidencia a antiguidade dessa devoção à Nossa Senhora dos Navegantes.

Com o início das grandes navegações por portugueses e espanhóis, durante a descoberta de novas rotas comerciais e terras pelo mundo, a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes expandiu-se, alcançando terras cada vez mais distantes. Sob esse título, a Santa Virgem tornou-se a padroeira dos navegantes e dos viajantes, sendo também conhecida como Nossa Senhora da Boa Viagem. Para os pescadores, ela era um refúgio em meio às intempéries e perigos do mar, um socorro nas tempestades. Por esse motivo, essa devoção chegou ao Brasil junto com os navegantes portugueses desde o descobrimento em 1500.

A festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada no dia 2 de fevereiro. Nas cidades litorâneas, onde o transporte marítimo é comum e há muitos pescadores, a devoção a Virgem Maria sob esse título é extremamente popular, atraindo milhares de peregrinos às suas festividades.

Torres

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Torres possui uma programação já tradicional na cidade. No dia 2 de fevereiro, às 17h, ocorre uma procissão motorizada com saída da igreja Santa Luzia, no Centro, seguida pela bênção dos veículos em frente à igreja São Domingos, na subida do Morro do Farol. No mesmo dia, às 18h, é celebrada uma Missa na Praça Getúlio Vargas, localizada em frente à igreja Santa Luzia. Em caso de chuva, a missa será transferida para a igreja Santa Luzia no mesmo dia e horário.

Segundo o pároco da Paróquia de Torres, Pe. Leonir Alves, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes é intensa na região devido à proximidade com o rio Mampituba e o mar, além do grande número de pescadores. Ele destaca que a Igreja Santa Luzia, fundada nos anos 50, inicialmente teve o nome de Nossa Senhora dos Navegantes, sendo posteriormente alterada devido a uma graça alcançada através de Santa Luzia.

Passo de Torres/SC

A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Passo de Torres/SC, completa três anos de criação em 2024. Antes, a comunidade fazia parte de outra paróquia. Esta será a terceira festa de Nossa Senhora dos Navegantes com a participação do povo em geral e dos pescadores.

Na programação do dia 2 de fevereiro, está prevista a missa festiva às 18h, seguida por uma procissão luminosa até a praça dos pescadores, no Centro. A prefeitura da cidade também realizará eventos nesse dia, como a procissão fluvial às 15h. Após a missa e a procissão luminosa, bandas animarão a Praça dos Pescadores, no Centro, durante a noite.

Para o pároco, Pe. Anderson Costa, celebrar Nossa Senhora dos Navegantes é relembrar a mãe de Deus que cuida sempre de seus filhos, especialmente diante das adversidades da vida. Ele destaca que ela é a melhor intercessora perante seu filho, e, portanto, homenageiam a mãe do céu sob o título de Nossa Senhora dos Navegantes para que continue a guiá-los em sua caminhada de fé até a vida eterna.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing