AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Cerca de 100 romeiros da Diocese de Osório participam da 46ª Romaria da Terra do RS que ocorre hoje (13) em Ipê

Cerca de 100 romeiros da Diocese de Osório participam da 46ª Romaria da Terra do RS que ocorre hoje (13) em Ipê

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Diocese de Osório está representada na 46ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que ocorre hoje (13), no município de Ipê, pertencente à Diocese de Vacaria.

A Romaria é um espaço de caminhada, oração e articulação dos movimentos populares para defender a Mãe Terra e sua gente. Hoje cedo, cerca de 100 romeiros/as da Diocese, em dois ônibus fretados e alguns carros particulares, se deslocaram para Ipê para participar desse evento tradicional da Igreja Católica do Rio Grande do Sul.

O tema desta edição é “Escutar a mãe terra e, com Maria, cuidar da vida”, escolhido considerando as diversas devoções espalhadas por toda a Diocese local. O lema da Romaria foi inspirado no livro Deuteronômio, “Escolha, pois, a vida, para que você e seus descendentes possam viver” (Dt 30,19).

A 46ª Romaria da Terra, sempre realizada na terça-feira de Carnaval, convida à escuta da Terra como um sinal de cuidado com a vida, também em vista das próximas gerações. Além disso, pretende chamar a atenção da sociedade para as mudanças climáticas e suas decorrências, como ciclones e enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no último ano.

Acompanhando os romeiros/as está o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, e os assessores eclesiásticos das Pastorais Sociais da Diocese, Frei Wilson Dallagnol, Pe. Adalberto Lumertz Borges e o leigo Gervásio Toffoli.

46º Romaria da Terra do RS

A escolha do município de Ipê para sediar a edição deste ano da Romaria da Terra do RS não foi por acaso. O município é a capital nacional da agroecologia.

Dez mil romeiros são esperados para o evento desta terça-feira (13) no pequeno município de cinco mil habitantes.

Na programação, a chegada das caravanas de todas as regiões do RS está prevista para às 8h, na comunidade de Nossa Senhora de Lourdes. De lá, os romeiros/as fazem uma caminhada de dois quilômetros até o local da Romaria, onde às 10h30min será realizada a Missa Campal.

Durante o almoço, haverá shows com cantores populares e, pela tarde, as oficinas, com encerramento previsto para às 16h, com o anúncio da cidade e diocese que sediarão a próxima edição do evento.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing