AO VIVO
AO VIVO
Home ESPORTES Projeto Xadrez Escolar promove integração e aprendizado em Arroio do Sal

Projeto Xadrez Escolar promove integração e aprendizado em Arroio do Sal

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Arroio do Sal está prestes a testemunhar um movimento pioneiro no campo da educação e do esporte. O Projeto Xadrez Escolar, uma iniciativa que visa a promover não apenas o aprendizado do xadrez entre os alunos das escolas locais, mas também a sensibilização para questões ambientais, está prestes a ser lançado no contraturno das instituições de ensino.

Este programa não se limita apenas a ensinar as regras e estratégias do jogo milenar do xadrez. Ele também incorpora uma abordagem ambientalmente consciente, com a criação de peças gigantes de xadrez feitas de material reciclável, como discos de papelão. Essa iniciativa não só estimula o pensamento estratégico e a concentração necessários para jogar xadrez, mas também promove a sustentabilidade ecológica entre os alunos.

O xadrez, conhecido por suas habilidades cognitivas e benefícios educacionais, será o cerne dessas atividades. Os estudantes terão a oportunidade de participar de torneios internos, estimulando o espírito competitivo saudável e promovendo o trabalho em equipe. No entanto, o alcance do Projeto Xadrez Escolar vai além das fronteiras de Arroio do Sal.

Após adquirirem habilidades básicas no jogo, os alunos serão convidados a participar de um circuito que abrangerá municípios vizinhos. Este circuito não apenas oferecerá a chance de aperfeiçoar suas habilidades no xadrez, mas também permitirá que eles conheçam crianças de todo o litoral norte que compartilham seu interesse pelo jogo.

“Queremos primeiro ensinar os alunos a jogar xadrez e depois proporcionar-lhes a oportunidade de praticar essa modalidade”, explica o responsável pelo projeto, Josué Cardoso de Aguiar. “Esta é apenas uma parte do nosso plano mais amplo de integrar o xadrez com outras atividades esportivas disponíveis nas escolas, como dança e pingue-pongue.”

Com o lançamento programado para este mês de março, o Projeto Xadrez Escolar já está em pleno desenvolvimento. O plano de trabalho está sendo elaborado com entusiasmo, na expectativa de envolver as crianças e iniciar essa jornada empolgante.

Fonte: Ascom PMAS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing