AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Prefeitura de Arroio do Sal implementa novo espaço para combate ao mosquito da dengue

Prefeitura de Arroio do Sal implementa novo espaço para combate ao mosquito da dengue

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Na manhã da última quinta-feira (28), foi realizada uma visita no laboratório entomologia de Arroio do Sal, destinado à identificação do vetor responsável por transmitir doenças como a dengue, zika e chikungunya.

O laboratório, situado nas dependências da Secretaria de Saúde, teve uma de suas salas reformada para abrigar equipamentos essenciais, com destaque para um microscópio. É neste espaço que ocorre a minuciosa análise das amostras, fundamental para identificar a presença do mosquito transmissor.

Para garantir a eficácia desse novo empreendimento, a administração municipal tomou medidas decisivas. Um profissional altamente qualificado, Emilio Schaly, foi designado para receber treinamento especializado. Hoje, Emilio é responsável por conduzir as análises laboratoriais, desempenhando um papel crucial na identificação precoce de possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.

Além do investimento no laboratório, a Secretaria de Saúde de Arroio do Sal adquiriu um drone, uma ferramenta moderna e eficiente para mapear áreas com potenciais riscos de infestação pelo mosquito. Após a identificação desses locais, equipes são direcionadas para realizarem novas vistorias e eliminar ou tratar qualquer criadouro para proliferação de vetores da doença dengue, zika ou chikungunya, enquanto orientam os moradores sobre medidas preventivas.

Após a coleta das amostras, Emilio as submete a análises detalhadas no microscópio, buscando identificar qual espécie de mosquito trata-se a amostra, quando confirmado que é uma amostra positiva para Aedes, equipes retornam às áreas mapeadas para orientar os moradores sobre a necessidade de eliminar possíveis criadouros, realizando uma ação efetiva de controle e prevenção.

Essa iniciativa da prefeitura de Arroio do Sal representa um avanço significativo na proteção da saúde pública, demonstrando o compromisso da gestão municipal em combater doenças transmitidas por vetores. Com um laboratório dedicado, equipamentos de ponta e uma equipe técnica qualificada, a cidade está mais preparada do que nunca para enfrentar os desafios relacionados à proliferação do Aedes aegypti e suas consequências para a comunidade.

Fonte: Ascom PMAS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing