AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Arroio do Sal comemora mais uma conquista a caminho do Porto

Arroio do Sal comemora mais uma conquista a caminho do Porto

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

A administração municipal de Arroio do Sal celebra a recente aprovação do requerimento para a construção de um novo terminal portuário, um passo significativo para o desenvolvimento econômico da região. A Porto Meridional Participações S.A, empresa que demonstrou grande interesse no empreendimento, submeteu o pedido na última quinta-feira, dia 4 de abril, marcando um avanço importante no projeto que promete transformar o Litoral Norte.

O projeto, que prevê a construção de um porto em Arroio do Sal, avançou após uma análise criteriosa da diretoria, que enfatizou a necessidade de considerar as políticas setoriais em vez de apenas as regulamentações de mercado. Caio Farias, relator do processo, reconheceu que o projeto superou as etapas de discussão pública e definição de localização com êxito. Ele também recomendou que o Ministério de Portos e Aeroportos avalie o impacto do futuro porto nas políticas de movimentação de carga na região sul, uma sugestão que foi apoiada pelos demais diretores.

Embora a agência reguladora tenha dado seu aval, o projeto ainda depende do licenciamento ambiental pelo Ibama. Atualmente, estudos estão sendo realizados para entender o impacto ambiental durante todo o ano, com especial atenção ao comportamento da fauna local. Esses estudos serão cruciais para a avaliação final do órgão ambiental.

Paralelamente, a prefeitura de Arroio do Sal está trabalhando na revisão do Plano Diretor e na elaboração de um plano de saneamento. Espera-se que ambos os planos sejam finalizados ainda este ano, o que demonstra o comprometimento da administração municipal com o projeto. Está trabalhando também na construção do plano municipal de recuperação e conservação do bioma Mata Atlântica (PMMA), na elaboração de diagnóstico socioambiental (DAS) para delimitação de áreas de preservação permanente (APPs) no município, o plano de mobilidade urbana e o de áreas de APPs.

Fonte: Ascom PMAS

Foto: Reprodução GZH

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing