AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Torres: Corsan orienta moradores do bairro Jardim Eldorado sobre ligações à nova rede de esgoto

Torres: Corsan orienta moradores do bairro Jardim Eldorado sobre ligações à nova rede de esgoto

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Cerca de 40 moradores do bairro Jardim Eldorado, em Torres, participaram, na noite da última quinta-feira (11), da primeira reunião comunitária do programa Afluentes da Corsan. Equipes de responsabilidade social e do setor comercial da Companhia explicaram quais os procedimentos deverão ser feitos para as ligações de moradias à nova rede de esgoto do bairro. Estão disponíveis 8.049 metros de rede, que possibilitam a interligação de 1.080 imóveis.

O encontro ocorreu na Associação Comunitária São Sebastião, onde foram mostradas em um telão as ruas beneficiadas. Também foram explicadas as vantagens do serviço de esgotamento sanitário para a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Além disso, os imóveis de bairros que têm coleta e tratamento de esgoto são mais valorizados.

Procedimentos

Quando uma rede de esgoto é concluída, os moradores recebem a visita técnica de agentes da Corsan e depois devem aguardar a notificação, por carta, para providenciarem as interligações. O prazo para isso é de até 120 dias. Quanto mais cedo isso for feita a conexão, maiores serão o tempo para começar a cobrança da taxa de coleta e tratamento de esgoto e o desconto no valor referente ao início de funcionamento do serviço.

Depois do prazo de carência para que seja iniciada a cobrança da taxa de esgoto, a taxa a ser paga mensalmente será equivalente a 70% do valor do consumo de água apontado na conta, conforme estabelece a Agergs – a autarquia estadual que regula as normas de saneamento básico no Rio Grande do Sul. Também por determinação da Agergs, quem não se interliga à rede dentro de 120 dias depois do recebimento da notificação passa a pagar uma taxa por disponibilidade da rede.

Moradora há 30 anos do Jardim Eldorado, a administradora Alexandra Magnus Fuque foi uma das primeiras a conectar a sua casa à nova rede de esgoto no bairro Jardim Eldorado. “Com informação, é mais fácil resolver os problemas. Esgoto é qualidade de vida, progresso, valorização do nosso bairro, do nosso imóvel”, disse ela.

O gestor regional de relações institucionais da Corsan no Litoral, Luciano Brandão, falou da importância do esgotamento sanitário também para o turismo e a economia, além da saúde pública. “Esta é uma região que esperava o esgotamento sanitário há muitos anos. Concluímos o processo, notificamos, e hoje a comunidade participou da reunião trazendo questões pertinentes tanto ao esgoto como à água. Estreitamos a relação com a comunidade e ficamos comprometidos em realizar mais reuniões em caso de necessidade”, afirmou.

Fonte: Ascom Corsan

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing