AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO IFC Sombrio adere à greve nesta segunda-feira (15)

IFC Sombrio adere à greve nesta segunda-feira (15)

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Servidores federais que atuam na área de educação iniciaram no dia 03 de abril, uma greve nacional por tempo indeterminado que, segundo o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), contará com a adesão de mais de 230 unidades de ensino em pelo menos 18 unidades federativas. O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Sombrio adere à greve a partir desta segunda-feira (15), a unidade de Santa Rosa do Sul, já havia aderido no início do mês.

Conforme nota divulgada, “grande parte dos servidores, comprometendo as atividades administrativas, principalmente nos setores que oferecem apoio ao ensino, sendo que somente os serviços inadiáveis estão sendo realizados”.

Ainda conforme a nota, “considerando as particularidades do campus Sombrio: Estima-se uma adesão de servidores à greve superior a 57%; O campus atende estudantes de toda a região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e do Litoral Norte gaúcho, o que será prejudicado em relação aos custos com transporte e alimentação; Há vulnerabilidade quanto à segurança da comunidade escolar; Não há pessoal disponível para o acompanhamento dos estudantes nos períodos livres; Há ausência de atendimento em setores que impactam direta ou indiretamente nas aulas; A manutenção das atividades e a necessidade posterior de outros dias letivos afetam a viabilidade econômica do campus, entre outros aspectos.

Além de uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, os servidores pedem também reestruturação das carreiras da área técnico administrativa e de docentes; a revogação de “todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas em governos anteriores”; bem como a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Aprovada durante rodadas de assembleias realizadas desde o dia 18 de março em 29 seções sindicais, a greve será nacional e por tempo indeterminado, conforme informado no dia 28 de março documento protocolado junto aos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Defesa e da Educação, bem como ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Foto: Reprodução IFC Sombrio

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing