AO VIVO
AO VIVO
Home GERAL Torres inicia a instalação de redutor de largura no acesso à ponte de concreto

Torres inicia a instalação de redutor de largura no acesso à ponte de concreto

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Prefeitura de Torres, por intermédio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início à implementação de um sistema destinado a reduzir a largura do acesso de veículos à ponte de concreto que liga o município a Passo de Torres/SC. Esta iniciativa é uma resposta a uma ordem judicial emitida na última segunda-feira (22), aplicada aos dois municípios, visando impedir veículos pesados, com peso superior a 10 toneladas, de utilizarem a ponte. Além dessa restrição, uma audiência está agendada para o final de maio, a fim de definir as responsabilidades de cada município em relação aos reparos e à manutenção contínua da estrutura da ponte.

Segundo informações obtidas pela Central de Jornalismo da Rádio Maristela, o método de redução assemelha-se ao ilustrado na imagem abaixo, envolvendo a instalação de barreiras de concreto para estreitar a pista, como resposta ao desrespeito de motoristas de veículos pesados à sinalização nas extremidades da ponte, que indica a proibição de tráfego acima de 10 toneladas. Por enquanto, segundo o Departamento de Trânsito de Torres, não será instalado o limitador de altura.

O limitador de largura de Torres se assemelhará ao instalado em Sorocaba/SP | Foto: Cezar Ribeiro

Qual é a Legislação de Trânsito Brasileira?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é responsabilidade do órgão ou entidade executiva de trânsito projetar, planejar e regulamentar o uso das vias públicas, baseando-se em estudos e levantamentos técnicos apropriados.

O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Horizontal estabelece as larguras mínimas que as faixas de rolamento devem ter, sendo que aquelas adjacentes ao meio-fio devem ter pelo menos 3 metros de largura, sendo preferencialmente de 3,50 metros, enquanto aquelas não adjacentes ao meio-fio devem ter no mínimo 2,70 metros, sendo preferencialmente de 3,50 metros.

Em condições especiais, o mesmo manual estabelece que a largura mínima da faixa de trânsito pode ser de 2,50 metros, sendo preferencialmente de 4 metros. Em média, a largura de um veículo varia de 1,80m a 2m. O Departamento de Trânsito de Torres não informou a largura que ficará as pistas após a instalação dos limitadores.

Preocupações

Nos últimos dias, nas redes sociais, uma preocupação destacada foi a adequação do modelo de barreira escolhido. Surgiram dúvidas quanto à possibilidade de a barreira de concreto instalada causar dificuldades na via, como lentidão na descida e subida da ponte, além de aumentar os riscos de acidentes de trânsito. Porém, é importante ressaltar que a urgência em impedir o acesso de caminhões é evidente, dado o risco de colapso da estrutura da ponte projetada somente para veículos leves.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing