AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Rio Mampituba alaga ruas e invade casas nas comunidades do interior de Torres

Rio Mampituba alaga ruas e invade casas nas comunidades do interior de Torres

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

As fortes chuvas do último final de semana que pioraram a situação das enchentes no Rio Grande do Sul, também deixou rastros na cidade de Torres, em especial nas comunidades do interior do município, como Rio Verde, Jacaré, Areias Brancas, Pirataba, entre outros.

Na comunidade do Rio Verde, famílias tiveram que ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros| Foto: CBM

O Rio Mampituba alagou as ruas do interior do município e invadiu pátio e até residências. Na noite da última segunda-feira (13), o Corpo de Bombeiros da cidade fez o resgate de algumas famílias. O Comandante da corporação, Tenente Rafael, relata que algumas pessoas se negaram a sair de casa, mas que posteriormente foram resgatados por sua equipe.

“A Defesa Civil do município fez contatos conosco para darmos um apoio no Rio Verde para resgatar famílias, que já haviam sido alertadas da necessidade de sair de casa, mas que não quiseram sair em um primeiro momento. Avisamos que havia abrigo, havia comida, mas resolveram ficar e posteriormente viram que deveriam sair”, destaca Rafael.

De acordo com o Tenente, um morador e dois cachorros também foram resgatados na Vila São João. Nesta ação foi utilizado também retroescavadeira da prefeitura de Torres.

Na última terça-feira (14), a Unidade Móvel da Rádio Maristela foi ao bairro Salinas para acompanhar a situação das famílias ribeirinhas. O repórter da emissora, Rafael Raupp, conversou com a Dona Vera, que é moradora da região e relatou a situação da sua família.

“Por enquanto perdemos dois roupeiros. A água está dentro de casa. As coisas em cima de tijolos. A Defesa Civil disse que até meio dia irá nos tirar daqui. O mar vai colocar água pra fora e vai piorar a situação”, disse ela.

Conforme relato da Dona Vera, essa é a primeira vez que a água invade a sua casa. Em outras ocasiões a água invadiu o pátio das residências.

Estrada Geral do Jacaré ficou completamente tomada pela água | Rafael Raupp

Na quarta-feira (15), a Unidade Móvel da emissora foi para outro ponto da cidade, na Estrada Geral do Jacaré. Segundo os moradores da comunidade, as famílias estão ilhadas, pois o acesso pela via principal está tomada pela água das lavouras que invadiu a estrada. Outro acesso, pela Avenida José Amâncio da Rosa, na Vila São João, passando pela comunidade do Rio Verde, também está tomado pelas águas do Rio Mampituba que invadiu a estrada, pátios e residências. Outra alternativa, é pelo município de Dom Pedro de Alcântara, na comunidade dos Lumertz, que está em obras de pavimentação, mas que deve ser liberada nesta quarta-feira no período da tarde. Mais uma alternativa é pela comunidade dos Magnus, mas aumenta o percurso de 25 a 30 km.

A Defesa Civil de Torres disse que está prestando apoio as famílias, dando suporte e orientando a população local.

Foto: Rafael Raupp

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing