AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Dom Jaime Pedro Kohl reflete sobre Pentecostes e o papel do Espírito Santo na missão da Igreja

Dom Jaime Pedro Kohl reflete sobre Pentecostes e o papel do Espírito Santo na missão da Igreja

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Na ocasião da Solenidade de Pentecostes, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, compartilha uma reflexão sobre a importância deste momento para a Igreja e os fiéis. Em seu artigo intitulado “Cheios do Espírito Santo começaram a falar”, o bispo destaca o encerramento do Tempo Pascal e o derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos, um evento que marcou o início da missão evangelizadora da Igreja.

Referindo-se ao trecho bíblico de Atos 2,1-11, dom Jaime lembra como os discípulos, antes temerosos, foram transformados pela chegada do Espírito Santo, que os encheu de coragem e fervor para proclamar a ressurreição de Jesus. “Aquele grupo de homens e mulheres, discípulos e discípulas de Jesus, que andavam acovardados e cheios de medo, saiu confessando destemidamente: ‘aquele Jesus que vocês mataram, o Pai ressuscitou-O'”, escreveu.

O bispo sublinha que a presença e ação de Jesus continuam a ser sentidas na história através da Igreja, pelo protagonismo do Espírito Santo. Segundo ele, cada celebração sacramental atualiza a ação salvadora de Cristo no presente, impulsionando os fiéis a testemunharem e evangelizarem o mundo. “Os confirmados na fé, cheios do Espírito Santo, começam a falar, a dar testemunho de Jesus, e o mundo vai sendo evangelizado, até chegar a todos os homens, até os confins do mundo”, afirmou.

Dom Jaime também aproveitou a oportunidade para lembrar a importância da Coleta de Pentecostes, cuja arrecadação é destinada ao Projeto Missionário do Regional Sul III com a Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. Ele ressaltou que, apesar das dificuldades enfrentadas atualmente no Rio Grande do Sul, é fundamental que os fiéis continuem a manifestar sua fé e generosidade em apoio a esse projeto, que celebra 30 anos de atividades.

Confira a íntegra, em:

Cheios do Espírito Santo começaram a falar

Com a Solenidade de Pentecostes, encerramos o Tempo Pascal. Jesus, após a ressurreição, apareceu muitas vezes aos discípulos que viveram com Ele, sendo testemunhas vivas dos acontecimentos a Ele referidos. Depois subiu ao céu, para junto do Pai, onde recebeu o Espírito Santo e o derramou, como lemos em Atos 2,1-11: “estando os discípulos reunidos com Maria no Cenáculo, de repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania que encheu a casa onde eles se encontravam. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar”.

Aquele grupo de homens e mulheres, discípulos e discípulas de Jesus, que andavam acovardados e cheios de medo, saiu confessando destemidamente: “aquele Jesus que vocês mataram, o Pai ressuscitou-O”. Agora, acreditamos que Jesus continua presente e atuando na história através da Igreja pelo protagonismo do Espírito Santo.

Toda vez que, na fé, celebramos os sacramentos, pela força do Espírito Santo, a ação salvadora de Cristo se atualiza no aqui e agora de nossa história. Os confirmados na fé, cheios do Espírito Santo, começam a falar, a dar testemunho de Jesus, e o mundo vai sendo evangelizado, até chegar a todos os homens, até os confins do mundo.

Falando de missão, lembro nossas comunidades católicas que a coleta deste final de semana – Coleta de Pentecostes – tem como objetivo dar suporte e sustentação ao Projeto Missionário do Regional Sul III com a Arquidiocese de Nampula, Moçambique, na África. Mesmo passando por um momento crítico em nosso Estado, não deixemos de manifestar nossa fé e generosidade com este projeto que completa 30 anos de existência e muito bem faz junto àquele povo sedento da Palavra de Deus e necessitado de solidariedade.

Sabemos que a missão se faz com os pés dos que partem, os joelhos que se dobram em oração e as mãos dos que repartem. A presença da equipe missionária na vila de Moma é compromisso de todos nós. Essa presença é fala/anúncio. Que o Espírito Santo, protagonista da missão, possa agir neles e em nós.

Dom Jaime Pedro Kohl, Bispo Diocesano

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing