AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Dia Mundial Sem Tabaco: saiba os efeitos do vício e onde encontrar tratamento em Torres

Dia Mundial Sem Tabaco: saiba os efeitos do vício e onde encontrar tratamento em Torres

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Dados levantados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no último ano apontam para um fato animador: o consumo de tabaco no Brasil diminuiu aproximadamente 35% desde 2010. Ainda de acordo com a entidade, houve um declínio nas taxas globais a partir de 2022. O fato, porém, também mascara uma triste realidade: o tabagismo ainda mata 443 pessoas por dia no Brasil, já que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o uso do cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.

De acordo com especialistas, os riscos à saúde decorrentes do tabagismo são muito mais amplos e abrangentes do que podemos imaginar. Além do comprometimento cardiovascular e respiratório pelo uso crônico, que podem levar a doenças como enfisema, infarto e AVC, temos também o aumento de condições como sinusites, otites, faringites e laringites.

DIA MUNDIAL SEM TABACO

Com o objetivo de conscientizar a população sobre seus malefícios e incentivar a redução do consumo de produtos derivados do tabaco em todo o mundo, anualmente é celebrado em 31 de maio o Dia Mundial Sem Tabaco. Porém, sabemos que parar com um vício não é tão simples assim como parece.

Vale sempre lembrar que não é apenas o fumante que acaba com a vida comprometida pelo vício, já que a fumaça do cigarro prejudica também as pessoas que estão ao redor. Além disso, você já parou para pensar em quanto já gastou e ainda vai gastar com cigarros?

TRATAMENTO GRATUITO

Em Torres, a Secretaria Municipal da Saúde oferece grupos de antitabagismo para os fumantes que buscam ajuda para abandonar o hábito de fumar. Esses grupos são compostos por um mínimo de dez e um máximo de 30 pacientes, cada um dos quais passa por uma avaliação médica abrangente.

Durante essa avaliação, a história tabagista de cada participante é cuidadosamente analisada, além de serem discutidos o grau de dependência, o nível de motivação e quaisquer sintomas decorrentes do tabagismo, como tosse, por exemplo. Também são investigadas eventuais doenças passadas ou atuais que possam interferir no tratamento. Em casos onde necessário, são indicados medicamentos que servirão de apoio para alcançar uma melhor qualidade de vida. Para mais informações, procure a sua unidade de saúde.

Foto: FREEPIK

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing