AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO Bispo de Osório encoraja oração pela santificação do clero na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Bispo de Osório encoraja oração pela santificação do clero na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Em uma iniciativa que busca fortalecer a fé e a união da comunidade cristã, o bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, lançou um chamado especial aos fiéis para o Dia de Oração pela Santificação do Clero, celebrado na próxima sexta-feira, 7 de junho. Este dia coincide com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ocasião em que a Igreja Católica convida todos a rezarem de maneira particular pelos diáconos, padres e bispos.

Dom Jaime destacou a importância da santidade para todos os batizados, especialmente para os ministros ordenados, que devem ser exemplos de vida coerente e dedicados pastores em sua jornada espiritual. “No povo santo de Deus a caminho, a santidade — entendida como coerência de vida — é de extrema importância para os ministros ordenados, que são bons pastores a caminho com os irmãos e irmãs”, afirmou o bispo.

Em preparação para o Jubileu de 2025, declarado pelo Papa Francisco como o Jubileu da Esperança, dom Jaime enfatizou que durante o ano de 2024 nos preparemos com oração. Ele convocou todos os leigos e leigas da diocese, que celebra seu Jubileu de Prata, a promoverem iniciativas de oração pelo clero. “Precisamos muito da luz e força que vêm de Deus. Peçam ao Sagrado Coração de Jesus por nós”, pediu o bispo, lembrando que os sacerdotes também enfrentam desafios e limitações humanos.

Inspirado por expressões de santos como Santa Teresa e Santo Agostinho, Dom Jaime reforçou a importância da oração sincera e de coração, seja diante do sacrário, rezando o rosário ou participando da Santa Missa. Ele acredita que a sustentação espiritual do clero pode ser alcançada através das orações dos fiéis. “Rezem, rezem muito por nós e conosco para que possamos ser aqueles ministros de que vocês precisam”, solicitou o bispo.

Ao concluir sua mensagem, Dom Jaime expressou seu desejo de que o Sagrado Coração de Jesus, sempre aberto a escutar as orações, transforme os pedidos pela santificação do clero em realidade, fortalecendo assim a fé e a esperança de toda a comunidade cristã.

Confira a íntegra:

Dia de Oração pela Santificação do Clero

No dia 7 de junho, primeira sexta-feira do mês, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia em que somos convidados a rezar de modo todo particular pela santificação do clero, ou seja, pelos diáconos, padres e bispos da nossa diocese e do mundo todo.

Sabemos que todos os batizados são chamados à santidade. Sabemos, também, que nos santificamos a partir da nossa resposta pessoal ao chamado de Jesus e juntos como comunidade cristã. No povo santo de Deus a caminho, a santidade — entendida como coerência de vida — é de extrema importância para os ministros ordenados, que são bons pastores a caminho com os irmãos e irmãs. Muitas vezes devem estar à frente para manter a fidelidade na busca, outras vezes atrás para socorrer quem estiver fraquejando, e misturados para dar unidade e vigor.

Em função do Jubileu de 2025, definido pelo Papa Francisco como Jubileu da Esperança, fomos convidados a nos preparar neste ano de 2024 dando destaque à ORAÇÃO. Aproveito a ocasião para lembrar a parte que cabe a nós, clero da diocese, e incentivar todos os leigos e leigas nos seus respectivos grupos, movimentos e pastorais da Diocese, que está vivendo seu Jubileu de Prata, a acolherem o convite do Papa, bem como o meu, de promoverem nesse dia alguma iniciativa de oração por nós, clero de Osório. Precisamos muito da luz e força que vêm de Deus. Peçam ao Sagrado Coração de Jesus por nós. Não esqueçam que somos humanos e, muitas vezes, nós também precisamos ser sustentados, pois não somos super-homens e nos consagramos ao ministério mesmo com nossas fraquezas e limites.

Acreditamos que essa sustentação pode vir da vossa oração. Rezem, rezem muito por nós e conosco para que possamos ser aqueles ministros de que vocês precisam. Lembro aqui algumas expressões sobre a oração que me ajudam e certamente podem ajudar a muitos: “Rezar é entrar num trato de amizade com aquele que já sabemos que nos ama” (Santa Teresa). Ou ainda: “A oração é a força da alma”.

E Santo Agostinho: “Senhor, estavas comigo, e eu não estava Contigo. Seguravam-me longe de Ti as coisas que não existiriam senão em Ti. Chamaste, chamaste por mim e rompeste a minha surdez. Brilhaste, resplandeceste, e a Tua luz afugentou minha cegueira. Exalaste Teu perfume e, respirando-o, suspirei por Ti, Te desejei. Eu Te provei, Te saboreei e, agora tenho fome e sede de Ti. Tocaste-me e agora ardo em desejos por Tua Paz!”

Rezem, rezem de coração, com muita sinceridade, que fará muito bem a nós e a vocês. Cada um com sua sensibilidade, diante do sacrário, escorrendo os grãos do rosário ou na celebração por excelência da Santa Missa. Que o Sagrado Coração de Jesus, sempre aberto a escutar nossa oração de coração a coração, possa receber muitos pedidos pela santificação do clero e transformá-los em realidade.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Fonte: Ascom Diocese de Osório

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing