AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Moradores dos bairros Guarita e São Francisco já podem ligar seus imóveis à nova rede de esgoto em Torres

Moradores dos bairros Guarita e São Francisco já podem ligar seus imóveis à nova rede de esgoto em Torres

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Uma equipe da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou na última terça-feira (4), as visitas para incentivar os moradores dos bairros Guarita e São Francisco, em Torres, a conectarem os seus imóveis à rede coletora de esgoto cloacal. As novas ligações estão sendo feitas após a conclusão das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município. Ao todo, serão visitados 401 imóveis e foram implantados 1.652 metros de rede nos respectivos bairros.

Na visita, os técnicos esclarecem dúvidas e destacam as vantagens de conectar o imóvel à rede de esgoto e orientam sobre como encaminhar a solicitação e providenciar a ligação. Esse trabalho no bairro deve ocorrer até quinta-feira, 6. Os funcionários trabalham identificados com crachá e usam colete azul, com a inscrição “A serviço da Corsan”. Em caso de chuva, a atividade é transferida. A mesma ação de esclarecimento já ocorreu nos bairros Igra Sul, Curtume e Jardim Eldorado.

Durante as visitas, é distribuído material informativo, explicando que todos os resíduos domésticos produzidos nas atividades do dia a dia em imóveis interligados à rede de esgoto são conduzidos à estação de tratamento, onde recebem higienização e destinação adequadas. Além de contribuir para a saúde pública e a qualidade de vida da população, o esgoto tratado valoriza os imóveis e aumenta o desenvolvimento do município.

Orientações

Quando uma rede de esgoto é concluída, os moradores recebem a visita técnica de agentes da Corsan e depois devem aguardar a notificação, por carta, para então providenciarem a interligação de suas casas à caixa de calçada e comunicarem a Companhia. O prazo para isso é de até 120 dias.

A partir do recebimento da notificação, quanto mais cedo forem feitas a interligação e a comunicação à Corsan, maiores serão o tempo para começar a cobrança da taxa de coleta e tratamento de esgoto e o desconto no valor referente ao início de funcionamento do serviço.

Depois do prazo de carência para que seja iniciada a cobrança da taxa de esgoto, o valor a ser pago mensalmente é equivalente a 70% do valor do consumo de água apontado na conta.

Quem não se interliga à rede dentro de 120 dias depois do recebimento da notificação pela Corsan é cobrada a disponibilidade do serviço e que pode chegar ao dobro conforme o tempo vai passando. Tanto o índice de 70% sobre o consumo de água quanto a taxa pela disponibilidade da rede, caso o morador não faça a interligação, são determinações feitas pela Agergs – a autarquia estadual que regula as normas de saneamento básico no Rio Grande do Sul.

Depois de realizada a conexão, o morador deve informar à Companhia. Isso pode ser feito pelo telefone 0800-646-6444, por atendimento previamente agendado na Unidade de Saneamento de Torres (Rua Borges de Medeiros, 273) ou por videochamada agendada pelo aplicativo Corsan ou pelo site www.corsan.com.br.

Locais de visitação

Os locais visitados nos bairros Guarita e São Francisco são: Rua Inácio Santos De Matos – Entre Rua Santa Helena e Rua Inácio Santos De Matos; Rua John Kennedy – Toda Rua; Travessa Manoel Antunes – Toda Travessa; Rua Paraná – Entre Rua São Pedro e Fim Da Rua; Rua Santa Barbara – Toda Rua; Rua Santo Antônio – Entre Rua Santa Helena e Rua Ariel Silva; Rua São Benedito – Entre Rua Santa Helena e Rua Ariel Silva; Rua São Pedro – Entre Rua Santa Helena e Fim Da Rua; Rua Manoel Antunes – Entre Rua São Pedro e Rua John Kennedy; Travessa São Pedro – Toda Travessa; Rua Santa Luzia – Entre Rua Santa Barbara e Rua José Inácio De Matos; Travessa Boa Vista – Toda Rua; Rua Araribóia – Entre Rua Santana e Av. Alfieiro Zanardi; Rua Boa Vista – Entre Av. Alfieiro Zanardi e Rua São Pedro; Rua Do Parque – Entre Rua São Pedro e Rua Dunas; Rua Ludgero Vidal Ramos – Entre Rua São Pedro e Rua Dunas; Rua Santana – Entre Rua Araribóia e Final Da Rua; Rua São Pedro – Entre Rua Ludgero Vidal Ramos e Rua Araribóia; Rua São Francisco – Entre Rua Boa Vista e Rua Araribóia; Av. Alfiero Zanardi – Entre Rua Araribóia e Rua Boa Vista.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing