AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Semana do Meio Ambiente inicia em Torres

Semana do Meio Ambiente inicia em Torres

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

A Semana do Meio Ambiente de 2024 promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Torres ocorre entre esta quarta e sexta-feira, dias 05 e 07 de junho, das 13h30min às 17h, no Memorial do Surfe na praia dos Molhes. O tema da Semana é, Planeta Terra: Vamos todos cuidar. A ideia central é despertar entre as pessoas a percepção quanto aos cuidados que todos devemos buscar para potencializar a manutenção do planeta em seus aspectos bióticos e abióticos, visando assim a construção de caminhos mais saudáveis para a terra.

Fatores bióticos são os componentes vivos de um ecossistema. São exemplos de fatores bióticos as bactérias, algas, protozoários, fungos, plantas e animais. Fatores abióticos são os componentes não vivos do ecossistema. São exemplos de fatores abióticos os gases atmosféricos, radiação solar, sais minerais e água. A Prefeitura aguarda por sua visita nesta ação conjunta em prol da conservação ambiental.

Diante de tantos cenários de degradação e comprometimento dos ecossistemas e suas funcionabilidades é necessário pensarmos em conjunto sobre os meios capazes de trazer mudanças e promover a conservação ambiental, comenta o Diretor de Desenvolvimento Sustentável, o biólogo Rodrigo De Rose da Silva. A fim de disseminar práticas e ações voltadas para o desenvolvimento e sustentabilidade, estaremos reunidos durante três dias para atender ao público em geral e receber alunos das escolas de Torres.

As entidades envolvidas nesta ação são as Secretarias do Meio Ambiente e Urbanismo, de Cultura e Esporte, Turismo, Trabalho Indústria e Comércio, Educação e Desenvolvimento Rural e Pesca, além da união de esforços internos, contamos com a parceria do Parque Estadual de Itapeva (PEVA), Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS), Associação dos Surfistas de Torres (AST), Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itapeva (APALI), PATRAM, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, Colônia dos Pescadores, Onda Verde e Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

No local, a Secretaria de Cultura e do Esporte estará expondo a maquete da Igreja Histórica São Domingos, comemorando 200 anos da construção, com explicações ao público pelo arquiteto urbanista Marcelo Koch. Também no espaço, a Secretaria oferece mini goleiras para atividades do público presente.

As equipes estarão presentes no local para conversar e apresentar um pouco dos seus trabalhos por meio de exposições de banners, jogos educativos, exposição de materiais biológicos de pesquisas científicas, plantio e distribuição de mudas de espécies nativas, coleta de lixo eletrônico e, ainda teremos a Feira de Adoção de Animais do Projeto de Bem-estar Animal, e para as crianças das escolas, uma caminhada para falar sobre as dunas, a fauna marinha e costeira e os cuidados com o oceano. Como exemplo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca e empresa parceira farão uma ação de recolhimento de vasilhame de agrotóxicos.

Esta é a programação completa:

Quarta-feira 05/06/2024: Caminhada Ecológica com alunos; Apresentação de banners das entidades; Plantio e Distribuição de Mudas; Jogos Educativos PEVA; Exposição de materiais biológico e osteológicos GEMARS; Exposição: História do Surfe Gaúcho; Vídeo promocional Rotas Turísticas; Recolhimento de Resíduos Eletrônicos de pequeno porte e Exposição geológica do território Geoparque.

Quinta-feira 06/06/2024: Caminhada Ecológica com alunos; Apresentação de banners das entidades; Distribuição de Mudas; Exposição de materiais biológico e osteológicos GEMARS; Exposição: História do Surfe Gaúcho; Vídeo promocional Rotas Turísticas; Recolhimento de Resíduos Eletrônicos de pequeno porte e Exposição geológica do território Geoparque.

Sexta-feira 07/06/2024: Caminhada Ecológica com alunos; Apresentação de banners das entidades; Exposição Itinerante: Conhecendo a APALI; Distribuição de Mudas; Exposição de materiais biológico e osteológicos GEMARS; Exposição: História do Surfe Gaúcho; Vídeo promocional Rotas Turísticas, Recolhimento de Resíduos Eletrônicos de pequeno porte e Exposição geológica do território Geoparque.

Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Nessa conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. A Semana do Meio Ambiente foi instituída em todo território nacional pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981.

Fonte: Ascom PMT

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing