AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Doe Sangue, Doe Vida! Ação em alusão ao Dia Mundial de Doação de Sangue acontece no dia 15 de junho

Doe Sangue, Doe Vida! Ação em alusão ao Dia Mundial de Doação de Sangue acontece no dia 15 de junho

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

No dia 15 de junho, um sábado, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) realizará uma ação especial de doação de sangue em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Sangue, comemorado no dia 14/6.

Para facilitar a participação dos doadores de Torres e cidades próximas, será disponibilizado transporte gratuito com saída às 7 horas da manhã do HNSN. Os interessados devem confirmar presença até o dia 10 de junho, segunda-feira, pelo WhatsApp (51) 99502-0286.

De acordo com a representante da agência transfusional do HNSN, a enfermeira Camila Peters, as doações serão realizadas diretamente no Hemorgs, em Porto Alegre, com previsão de retorno a Torres às 17h.

“É muito importante que a população se engaje nessa ação, pois nosso hospital, assim como os demais do Litoral Norte, recebe do Hemorgs as bolsas de sangue necessárias para o atendimento da nossa população. Nós dependemos do Hemorgs para obter sangue, plaquetas e hemácias, e é justo retribuirmos essa ajuda. Eles são responsáveis por distribuir o sangue em todo o estado do Rio Grande do Sul, então, participar dessa doação é uma forma de agradecer e colaborar com essa rede que salva tantas vidas”, explica Camila.

POR QUE DOAR SANGUE?

A doação de sangue é um gesto simples que pode salvar até quatro vidas. O sangue doado é dividido em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Cada um destes componentes é fundamental no tratamento de diferentes condições médicas, desde acidentes graves e quimioterapia até cirurgias de grande porte e anemias graves.

Cada bolsa de sangue doada é rigorosamente testada para garantir a segurança dos receptores e dos doadores. Participe dessa corrente do bem e ajude a salvar vidas.

QUEM PODE DOAR?

Para ser um doador de sangue, é necessário atender aos seguintes requisitos:

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade devem estar acompanhados por um responsável).

– Pesar no mínimo 50 kg.

– Apresentar um documento com foto.

– Intervalo para doações: homens a cada 60 dias (até 4 doações por ano) e mulheres, a cada 90 dias (até 3 doações por ano).

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

– Resfriado: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.

– Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

– Amamentação (se o parto ocorreu a menos de 12 meses).

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Fez tatuagem nos últimos 6 meses.

– Suspeita ou sintomas de COVID-19: inaptos por 10 dias após recuperação completa.

– Vacina CoronaVac: aguardar 48 horas; demais vacinas: 7 dias.

IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

– Hepatite após os 11 anos de idade.

– Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (Hepatite B e C, AIDS, doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas).

– Uso de drogas ilícitas injetáveis.

– Malária.

IMAGEM: HNSN

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing