AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO 4ª Semana Brasileira da Catequese conta com representante da Diocese de Osório

4ª Semana Brasileira da Catequese conta com representante da Diocese de Osório

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

“Compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual” foi o objetivo da 4° Semana Brasileira da Catequese.
Pela Diocese de Osório participou o Pe. Gilberto Silva de Fraga, integrante da comissão diocesana da Iniciação à Vida Cristã (IVC), somando-se aos mais de 425 catequistas, bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas de todo o país. O encontro que começou na noite da última quarta-feira, 14, teve encerramento neste domingo, 18 de novembro, em Indaiatuba (Itaici) – São Paulo/SP .
Com o tema, “Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã” e lema, “Nós cremos e testemunhamos que Ele é o Salvador” cf. Jo 4, 42, foram promovidas conferências, oficinas, celebrações que marcaram os participantes com uma diversificada programação.
Pe Gilberto também destacou que ao final do Encontro retorna com a certeza que a Diocese de Osório está no caminho com a proposta da IVC nas suas paróquias, destacando o itinerário para a formação e acompanhamento de pais e padrinhos que pedem o batismo de seus filhos/afilhados, passos que estão sendo dados em comunhão com a Igreja no Brasil.
De acordo com Pe. Gilberto, é a primeira vez que participa da Semana Brasileira da Catequese e destaca que a sua realização é como a confirmação de um caminho que a Igreja no Brasil adotou como renovação de suas comunidades, como caminho para fazer discípulos missionários de Jesus Cristo. “Foi bonita a integração dos Regionais, olhar como a Igreja no Brasil caminha a respeito da catequese de Iniciação à Vida Cristã, essa catequese com inspiração Catecumenal. Também a troca de experiências e de cultura, além dos assessores todos extremamente animados para a evangelização, principalmente, dos adultos”, conta Pe. Gilberto.
Ao final do Encontro foi publicada a Mensagem da 4ª Semana Brasileira de Catequese aos catequistas do Brasil, conforme você pode conferir a íntegra abaixo:
 
Mensagem da 4ª Semana Brasileira de Catequese aos catequistas do Brasil
Indaiatuba(Itaici), 18 de novembro de 2018.
“Nós ouvimos e sabemos que ele é o Salvador do mundo” (Jo 4, 42)
Queridos (as) catequistas,
A 4ª Semana Brasileira de Catequese a serviço da IVC, cujo o lema, nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo, mergulhou-nos em temas sobre a Iniciação à Vida Cristã.  Eis seu objetivo geral: compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual. Gostaríamos que esta mensagem chegasse a vocês antes do nosso retorno. Afinal, nada do que refletimos aqui se torna realidade sem o trabalho dedicado de vocês aí.
Algumas questões muito relevantes abordamos aqui:
– A transmissão da fé às novas gerações nos novos contextos e com novos interlocutores;
– A mudança que o seguimento de Jesus traz à nossa compreensão do sentido da vida;
– A importância da liturgia para mergulhar no segredo de Deus, isto é, no seu mistério e no compromisso com a vida;
– O Senhor Jesus Cristo é a Palavra humana por Deus pronunciada. A Leitura Orante é a grande experiência de deixá-Lo falar.
– Acolher essa palavra nos aproxima do irmão e nos faz viver em comunidade,
– Os tempos mudaram, a linguagem digital domina os movimentos e os relacionamentos. Nós, catequistas, somos desafiados e desafiadas a comunicar nesta realidade, a alegria do Evangelho.
Como aconteceu com a Samaritana depois do encontro com Jesus Cristo,  queremos voltar para  comunicar a experiência que tivemos com Ele. Assim esperamos que muitas pessoas possam conhecer e acolher com alegria as boas notícias da parte de Deus. Os tempos são difíceis, mas as promessas de Deus são generosas. Tudo passa rápido, mas a fidelidade dele é permanente. E todos nós, catequistas, vivemos a emocionante alegria de sermos testemunhas deste anúncio do qual o mundo tanto precisa.
Se quisermos ser fieis à Igreja do Evangelho e ter criatividade ao em transmitir a pessoa de Jesus Cristo, o melhor caminho será abraçar a possibilidade de processos iniciáticos nas nossas comunidades. Onde já se começou, comunidades novas surgem. Quem é iniciado assume uma nova identidade.
Queridos catequistas, que Deus lhes multiplique em bênçãos a bênção que são vocês para a formação de novos discípulos, novos missionários e muitos novos iniciados.  São grandes os problemas, mas são maiores as nossas esperanças.
Hoje é fácil encontrar más notícias. Mas a Iniciação à Vida Cristã é uma grande geradora de boas notícias. Vocês, catequistas, são Palavras da Igreja na construção do mundo melhor que Deus sonha para todos os seus filhos.
Que Maria, a catequista de Nazaré, lhes seja uma grande fonte de inspiração na experiência do discipulado. Que ressoe em seus ouvidos a frase pronunciada em Caná: “fazei tudo o que Ele vos disser!”(Jo 2, 5) e assim nunca  faltará o vinho da alegria na festa da vida.
 
 

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing