AO VIVO
AO VIVO
Home CLIMA Ciclone provoca vento forte no fim de semana

Ciclone provoca vento forte no fim de semana

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

No sábado (19) teremos a atuação de uma área de baixa pressão que se estende desde o norte do Paraguai até a região do Estuário do Prata. Ainda no sábado esse sistema de baixas pressões provoca vento moderado a forte no Pantanal, no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com rajadas entre 50 e 70km/h.

No sábado à noite o vento aumenta de intensidade no Rio Grande do Sul, com rajadas entre 70 e 90km/h no sul gaúcho.

Entre o sábado e o domingo, o centro de baixas pressões mais ao Sul, sobre o Estuário da Prata, se intensifica e dá origem a um ciclone extratropical (ciclogênese).

ciclone

No domingo (20) o ciclone se intensifica ao largo do Estuário da Prata e provoca vento muito forte na região, com rajadas entre 90 e 110km/h.

O vento é forte também no sul e leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 70 e 90km/h. Nas demais áreas gaúchas, o vento é moderada a forte com rajadas entre 50 e 70km/h. A frente fria associada a esse sistema provoca rajadas de vento também nos demais estados do Sul e em Mato Grosso do Sul.

No decorrer da segunda-feira eu vem (21) o ciclone extratropical se afasta em direção a alto-mar, mas ainda provoca vento moderado a forte no sul e leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 50 e 70km/h.

Mar agitado

O vento soprando intenso sobre o oceano forma as ondas que ainda no domingo (20) avançam para o litoral do Rio Grande do Sul deixando o mar agitado, com ondas entre 2 e 3 metros nas praias e chegando a 5 metros em mar aberto.

mar1

Fonte: Climatempo

Foto: Pixabay

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing