AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Educação do Campo oferece 60 vagas no Campus Litoral Norte da UFRGS

Educação do Campo oferece 60 vagas no Campus Litoral Norte da UFRGS

por Central de Jornalismo
A+A-
Reset

Estão abertas as inscrições para a seleção do curso Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, para o Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São ofertadas 60 vagas para ingresso em março de 2021, conforme especificações do edital e que você pode conferir clicando no link: https://bit.ly/3kurlHH

O processo seletivo usará a nota do ENEM, das provas aplicadas nas edições de 2015 a 2019. Além disso, 50% das vagas são de ampla concorrência e 50% pelo Programa de Ações Afirmativas, através de Ingresso por Reserva de Vagas.

O Curso de Graduação Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza é um Programa Especial de Graduação (PEG) que objetiva a formação de educadores para atuar na disciplina de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e nas disciplinas de Química, Física e Biologia ou na respectiva área de conhecimento do Ensino Médio, nas modalidades da Educação do Campo e EJA (Educação de Jovens e adultos). Também poderá participar na elaboração e execução de projetos locais de desenvolvimento sustentável com base agroecológica, bem como em instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

A formação de educadores por área de conhecimento, na perspectiva deste curso, almeja que os docentes egressos contribuam significativamente na superação da disciplinarização dos saberes, ainda hegemônica nos currículos escolares em geral. Para tanto, a proposta curricular do curso possibilitará que o licenciado vivencie em seu cotidiano acadêmico a valorização e a produção de conhecimentos e saberes contextualizados no mundo da vida rural, em particular os mundos do trabalho docente e do Campo.

Dessa forma, o curso insere-se na perspectiva da Pedagogia da Alternância, que prevê momentos articulados de pesquisa e intervenção na comunidade – o Tempo Comunidade – e momentos de estudos, reflexão e debate na Universidade – Tempo Universidade. Além disto, é previsto que as disciplinas ocorram de modo articulado nas diversas temáticas abordadas contemplando conhecimentos específicos das Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), de aspectos da Matemática e das Ciências Agrárias.

Explore o site e conheça as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza!!!

Fonte: UFRGS Campus Litoral Norte

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing