AO VIVO
AO VIVO
Home TURISMO Roteiro Caminhos da Querência, em São João do Sul, completa um ano e faz convite aos turistas que gostam de natureza para buscar o passeio

Roteiro Caminhos da Querência, em São João do Sul, completa um ano e faz convite aos turistas que gostam de natureza para buscar o passeio

por Heloísa Cardoso
A+A-
Reset

A Secretaria de Turismo do município de São João do Sul criou um guia de roteiros e informações turísticas para apresentar a turistas o potencial de desenvolvimento econômico da cidade. Junto da parceria entre o executivo municipal, agricultura familiar e iniciativa privada, a cartilha apresenta aventuras e contato com a natureza em diferentes visitas pelas propriedades rurais da região. Um deles, o Roteiro Caminhos da Querência acaba de completar um ano de existência e segundo a turismóloga responsável pelo projeto, Alessandra Sanfelice , ele tem sido aprimorado junto aos depoimentos e sugestões de quem já participou.

Atualmente, o roteiro completo é composto por três visitas em sítios locais e dura cerca de 4 horas.
A equipe da Central de Jornalismo da Rádio Maristela foi convidada para conhecer o passeio e traz as informações mais detalhadas sobre cada uma das propostas. A Agencia TripSul é a responsável pela montagem desse roteiro e comercializa ele tanto para grupos exclusivos como duas pessoas até para excursões de 15 pessoas. Por isso, a ordem das paradas pode ser modificada conforme o clima e a quantidade de pessoas.

Uma das visitas acontece na comunidade Vila Conceição, na propriedade da Hortifruti Brasul. Eles são uma empresa famiiar que há cinco anos faz o plantio e colheita de morangos. Durante a visitação, os turistas são recepcionados com suco de morango natural e uma explicação sobre como a propriedade funciona. São mais de 170 mil mudas, porém de diferentes tipos de morango. A mais comum plantada por ali é do tipo San Andreas, que é uma muda importada congelada da Espanha. Segundo os proprietários, a cada fase frutífera, uma muda consegue produzir quase um kilo de morangos. Ela se desenvolve muito bem na plantação da família porque é acostumada com o frio da Europa e, quando chega no ambiente tropical do litoral norte, ela floresce e produz o fruto em 20 dias. Já as especies nativas brasileiras, que podem demorar até trÊs meses para produzir frutos, também apresentam um morango menor. A família conta uma curiosidade: como o moranguinho é uma fruta que gosta do calor e que sofre com dias sem sol, é esse o motivo do morango ser tão mais caro, mais amargo e menos doce em épocas como o Dia das Mães ou dos Namorados, já que no Rio Grande do Sul, o tempo já é outonal.

A visita continua com a possibilidade dos turistas colherem morangos direto do pé, degustar a vontade e ainda escolher os melhores para levar para casa pagando pelo pacote ou quilo da fruta.

Continuando o passeio, os viistantes são levados até o Sitio São Sebastião, na comunidade de Três Coqueiros. Uma propriedade familiar e rural que apresenta um vasto jardim, cantos de sombra, animais como codornas, patos, coelhos, galinhas e também um forno feito de barro. É ali que são assadas as famosas roscas de polvilho. Elas são assadas sobre folhas de banaeira já que essa folha é umida e não queima em contato com o forno quente. Junto das roscas, o casal dono do sítio prepara um café colonial, dispondo de biscoitos e bolos caseiros, pão de milho, suco natural, café e embutidos. Além disso, há uma máquina manual para fazer caldo de cana na hora, um momento divertido em que a família convida os visitantes a competir entre si para verificar quem é o mais forte na máquina. Todos os alimentos são produzidos por Dona Salete, dona do sítio. Depois de aproveitar o momento de rosca de polvilho assada em folha de bananeira dentro do forno de barro. É possível, também, aproveitar o jardim, passear de caiaque no lago da propriedade e descansar em locais de sombra.

O terceiro e último local é o Morro Mané Joca. Bem no interior de São João do Sul, a fazenda apresenta amplo espaço de terras em que animais são criados soltos, como bois, vacas e cavalos. Quando os visitantes chegam, são recepcionados pelo Seu Mané Joca, o dono do morro. Ele convida a todos para subirem em carros de boi ou no girico (tradicional meio de transporte do agricultor) para passear pela propriedade. Em um determinado ponto, próximo a uma grande figueira, todos os turistas são direcionados por uma pequena trilha na mata, de cerca de 400 m que os encaminha para o topo do morro. De lá, é possível avistar, de todos os lados, o interior do município e a cadeia dos Canions próximos a Praia Grande.

E no retorno do morro, é possível tirar fotos junto a um balanço infinito, que fica posicionado na metade do caminho de descida.

O objetivo principal da Secretaria de Turismo de São João do Sul, ao promover o turismo rural, é fomentar a economia da região, ajudar as famílias do interior a se desenvolverem e apresentar mais essa opção de ecoturismo para os apaixonados por natureza. Segundo a turismóloga, São João do Sul fica exatamente entre os canions e a praia, por isso é um ponto de apoio interessante para quem estiver passando pela região e quer aproveitar mais essa opção de passeio.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing