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Governo do RS quer trocar imóveis por construção de viaduto da Estrada do Mar

por Marina Moesch
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Depois de mais de uma década de espera, o tão sonhado viaduto da RS-407 com a Estrada do Mar está mais próximo de sair do papel. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) trabalha para que, ainda em 2023, seja possível contratar a empresa que irá executar a obra.

A retomada do projeto foi possível a partir da mobilização da prefeitura de Xangri-lá. A administração municipal contratou uma empresa que atualizou o projeto existente. Ao final do levantamento, o material foi doado ao Estado.

Na nova concepção, o viaduto terá 170 metros e será construído na RS-407, passando por cima da Estrada do Mar. Ele está orçado em R$ 12,3 milhões. Além da estrutura, um trecho de 1,3 quilômetro da RS-407 será duplicado entre a Estrada do Mar e o limite com o município de Capão da Canoa, o que irá custar mais R$ 18,1 milhões.

– Estamos com a análise do orçamento em desenvolvimento. Estamos com alguns ajustes a fazer. (A atualização do projeto) Vai depender do prazo para o projetista nos responder. É questão de semanas – diz o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva. 

Ao final desta etapa, o edital será montado e publicado. A obra deverá ser executada em 12 meses. Dessa forma, é possível prever que o viaduto e a duplicação do trecho da RS-407 estejam em uso já ao longo do primeiro semestre de 2025.

O investimento nas obras não deverá sair do caixa único. O governo estuda realizar uma permuta, ou seja, trocar a obra por terrenos do Estado. Quem vencer a licitação realizaria a construção e escolheria imóveis que estão na relação de processos de venda.

O mesmo sistema foi usado na construção do presídio de Sapucaia do Sul. A Verdi realizou a obra e assumiu o terreno do antigo ginásio da Brigada Militar.

Duplicação da RS-407

A prefeitura de Capão da Canoa também está ampliando a capacidade da RS-407, junto com o governo gaúcho, no trecho que é de sua jurisdição. A obra de duplicação de 1,8 quilômetro começou em março de 2022 e deve estar concluída no mês de fevereiro. O valor do contrato é de R$ 7,2 milhões, sendo R$ 5,1 milhões do Estado e o restante da prefeitura de Capão da Canoa.

Histórico

Há mais de uma década – em 2011 -, o governo do Estado realizou estudo sobre a viabilidade de construir o viaduto e realizar a ampliação de tráfego da RS-407. Em 2014, o termo de referência sobre a estrutura foi finalizado. A projeção indicava um viaduto de 750 metros de comprimento com investimento de R$ 11 milhões. Por falta de dinheiro, o projeto ficou esquecido.

Em novembro de 2017, o governo decidiu retomar os estudos para erguer o viaduto. A construção ficou menor e a ampliação de tráfego da RS-407 foi abandonada. Os valores foram revistos e reduzidos para R$ 4,28 milhões. 

A licitação foi lançada em junho de 2018. Inclusive, o Palácio Piratini chegou a prometer o término dos serviços para o verão de 2019. 

Os trabalhos deveriam ser executados em seis meses. Porém, em junho de 2019, mesmo já tendo realizado a escolha da empresa responsável pela construção, o Daer cancelou a concorrência, pois havia falta de recursos e o projeto não previa obras no entorno do viaduto. Na ocasião, a autarquia informou que buscou investir em “obras próximas da conclusão e rodovias em pior estado de trafegabilidade. 

Fonte: GZH

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